Mais eu não presciso instalar o active perl não?
e eu não entendi essa parada de ./ não =/
pode explicar melhor? hehe
Vejo no meu Ubuntu atual, a versão 8.04 Beta que estou usando neste notebook no momento. Na janela terminal console o perl está funcionando pois se eu digito somente perl ele fica esperando algo e não dá erro. Se desse erro eu concluiria que precisaria instalar ou o comando estaria errado.
Arquivos no Windows são chamados localmente somente pelo nome deles e, globalmente, se eles estiverem definidos no path do ambiente. No linux é parecido, ou seja, os arquivos podem estar definidos de forma global e local.
Global = os comandos podem ser dados com o nome apenas. Exemplo: perl
Local = os comandos que chamam um arquivo precisam estar informados com o "./"
Exemplo: se você construir um arquivo script para fazer determinada tarefa e esse arquivo foi transformado em executável (comando chmod +x) ele pode ser chamado globalmente se estiver localizado em pastas que são vistas globalmente, como, por exemplo, /usr/bin ou /usr/sbin, entre outras. Nesse caso voce pode teclar apenas o nome do arquivo.
Por outro lado, se o mesmo arquivo-script que você criou e que transformou em executável como no exemplo anterior, mas não colocou em lugares globais então você precisa colocar o ./ antes do arquivo.
Por que é assim? Meu conhecimento e experiência atual foi assim formada com uma espécie de aceitação e funciona de fato. Só isso.