Hoje eu tirei minha manhã para ver esse assunto
Após alguns testes cheguei a seguinte conclusão: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Lembro que existem duas variáveis: Vida útil
HD X Bateria . Pois os dois tem ciclos de vida útil.
Analisando o meu note no Ubuntu 9.04, vi que os clicos raramente sobem quando conectado na tomada para ser mais sincero ainda não subiu 1 desde que liguei as 7am, por outro lado a temperatura não está lá agradável +-50C. Para melhorar o teste desconectei da tomada por 3 minutos para checar os ciclos e tive uma noticia não muito boa em 3 minutos subiu 9 ciclos, levando em conta que a bateria dura +- 2h isso daria uma media de 240 ciclos/ciclo de bateria em 1 ano daria 86,4 mil ciclos, quase metade da vida útil do HD.
Olhando os parametros do ACPI (/etc/acpi) para o hd start/resume achei as seguintes configurações:
if [ "$STATE" = "BATTERY" ] ; then
hdparm -B 128 $dev
else
hdparm -B 254 $dev
fiSe estiver na tomada o parâmetro é 254 o que praticamente nao gera ciclo no HD, mas quando está na bateria o parâmetro é 128 que gerou 3 ciclos por minuto.
Ai caímos em um ponto crucial, se aumentar o parâmetro quando estiver na bateria, ele vai gerar menos ciclos mas gastará mais bateria.
Na minha opnião, o melhor a se fazer é utilizar sempre que possivel o note conectado na tomada. Pois assim preservamos tanto o HD quanto a BATERIA, que hoje possuem o mesmo custo. No mais manter backup de tudo, como toda pessoa bem precavida faz.
Trocando em miúdos, nada dura para sempre...
Abraços