Acho que estamos chegando em algum lugar agora. Obrigado por insistir
O nfs-kernel-server não estava instalado. Quando eu tentei dar o mount -t nfs, o sistema acusou erro, justamente porque não tinha o pacote instalado. Após instalar ele, o comando aparentemente é aceito mas recebo outro erro, que pelas minhas pesquisas leva pra um arquivo no /etc/rc.d que por acaso não existe na minha máquina...
Acho que usando simplesmente mount, o sistema tava usando o cifs como padrão, e por isso o erro persistia.
O erro que me aparece é esse:
gregori@gregori:~/Público$ sudo mount -t nfs 192.168.5.1:publico .
mount.nfs: mount to NFS server 'rpcbind' failed: RPC Error: Program not registered
mount.nfs: internal error
Como eu não cuido do server, não sei realmente se o servidor tá rodando o NFS certinho.. tem como descobrir isso?
Ah, uma última coisa. Quando eu monto pelo Nautilus, tudo funciona. Depois de montar por lá, executei um mount e a linha sobre a montagem é essa:
gvfs.fuse-daemon on /home/gregori/.gvfs type fuse.gvfs-daemon (rw,nosuid,nodev,user=gregori)
EDIT: Quase Resolvido!
O arquivo hosts.allow do servidor não tava configurado certo. Quando adicionei a faixa de IPs da rede, o mount funcionou. Só tem um problema: Character Encoding. Ainda não consegui descobrir como fazer pra mostrar os acentos, vez que o NFS parece trabalhar em iso-8859-1 e a pasta tá em UTF-8. iocharset=utf8 não funciona. Tem alguma maneira de fazer isso? Nem que seja trocar o encoding da pasta em share.
Obrigado!
EDIT 2: Problema resolvido. Todo esse tempo estava concentrado nas estações acreditando que o servidor estava correto. Bom, no fim não vou saber se o servidor estava certo ou não, mas resolvi mesmo assim. Tendo em vista que na empresa todas as máquinas com Linux rodam Ubuntu (exceto um Slack como webserver), a melhor coisa a se fazer visando compatibilidade era usar o Ubuntu Server no lugar do Debian. Apesar dos dois terem hipoteticamente as mesmas bases, acredito eu que o Ubuntu Server seja extensivamente testado com clientes Ubuntu, o que aumentaria a compatibilidade.
Dito e feito. Depois de 1 hora consumida instalando e configurando o server, tanto o Samba quanto o NFS funcionaram sem problemas. Obviamente passamos um trabalhinho extra pra configurar ele de um jeito que para as máquinas Windows não fosse necessária mudança alguma, mas tudo funcionou perfeito. Além disso, o server parece ser mais organizado e ter pacotes mais atualizados que o Debian cru.
Agradeço imensamente a ajuda, clcampos! Tópico resolvido! (não encontrei a opção pra eu mesmo marcar como resolvido, acredito que tenha que ser um moderador pra fazer isso então.)