" O projeto Portland do OSDL tem por objetivo permitir o desenvolvimento de aplicações compatíveis com os dois principais ambientes gráficos “desktop” do Linux.
Um assunto muito particular que divide os usuários de Linux é efetivamente o ambiente gráfico que parece-lhes necessário.
Sem desmerecer as demais ofertas disponíveis, é necessário confessar que principalmente a escolha do usuário é voltada ao Gnome ou KDE. Este último que, pela concepção, poderia bem estar adaptado sob o Windows (sem emulação), pela empresa Trolltech cujo nome deixa pelo menos duvidoso.
Iniciado em dezembro de 2005 sob o impulso conjunto da
freedesktop.org e do Open Source Development Labs (OSDL) que recentemente criou um Comitê Técnico para o núcleo Linux, o projeto Portland vai satisfazer os adeptos do sistema operacional do pingüim dispersados entre os dois ambientes.
O objetivo do Portland é permitir aos desenvolvedores criarem uma aplicação única que funciona ao mesmo tempo sob o Gnome e o KDE vinculando as Application Programming Interfaces (APIs) destes últimos.
O lançamento da primeira versão beta está prevista para maio e em junho deste ano, a versão 1.0 final.
Um belo projeto que também visa atrair novos adeptos ao Linux, evitando-lhes o problema de escolher aplicativos em função de um ambiente gráfico (como o Amarok, por exemplo).
Agora, os usuários deste ou daquele ambiente gráfico podem se unir e o que parecia utópico, podem gritar em coro: Troooooolllll!!! "
Wiki do PortlandFonte:
Fórum PCs