Eu acabo de pular de Ubuntu 9.04 pra Mint, e to cada vez mais apaixonado por essa variante. Tudo nela aqui simplesmente deu menos dor de cabeça, funcionou melhor, funcionou de cara e não bugou... show de bola. Atualizar o Firefox foi baba, eles dizem no site que é complicado, mas não precisa de Ubuntuzilla nem nada, é só seguir o script que tá no site e wow, ff 3.5 e thunderbird 2 instalados (eu uso o thunderbird mesmo, que é padrão no mint). Gostei de outros programas incluidos também, o skype funfou de cara, pulse, tudo resolvido de cara.
amei essa distro.Até o visual padrão é mais bem resolvido, flash vem de brinde rodando, e a unica coisa mais chata nele foi acertar o dual-screen, já que ele instalou os drivers proprietários da Nvidia de cara, mas ao contrário do 9.04, não deu pra configurar o segundo monitor via interface gráfica não. Quando eu conectava ele e ligava o pc, não conseguia entrar no Gnome, e com ele desconectado o driver da nVidia nao tinha o que detectar né... :p ... mas como um prevenido vale por dois, minha cópia do xorg funcional do Ubuntu no google docs salvou a lavoura.
Como 99% das pessoas que indico linux não usam dual screen mesmo, é Mint que vou recomendar daqui pra frente. É muita diferença pra comentar num post só (e pro loiro aqui lembrar a essa hora), e claro que como é uma variante do ubuntu, sudo/synaptic/debs/etc é tudo como já conhecemos e é uma distrô dependente do Ubuntu, mas talvez seja um bom indicador de vários pontos onde o Ubuntu pode melhorar.
Já me disseram não gostar do esquema de barra única (estilo windows, embaixo com botão "menu" estilo "iniciar"), mas barra no gnome é o de menos, vc taca quantas e onde quiser facinho. Eu particularmente gosto desse esquema, mas sou meio fanático por espaço livre na tela... vide os monitores que uso, e ainda em dual.
hehehehe