Autor Tópico: Resolução de vídeo Sis 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter  (Lida 7298 vezes)

Offline viniciusdeluna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Primiramente uma boa noite a todos!    ;D

Gostaria de começar já me desculpando a todos, caso eu esteja errado em criar este tópico, caso tenha um igual a este.
Mas o que me leva a criar este tópico é exatamente isto, Não consigo por nada encontrar uma solução pra essa placa!!!! Já procurei em todos os tipos de fóruns em várias comunidades, mas não acho uma solução conclusiva!
O caso é o seguinte:

vinicius@vinicius-desktop:~$ lshw -C video
WARNING: you should run this program as super-user.
  *-display UNCLAIMED     
       description: VGA compatible controller
       product: 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter
       vendor: Silicon Integrated Systems [SiS]
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: 00
       width: 32 bits
       clock: 66MHz
       capabilities: cap_list
       configuration: latency=0
       resources: memory:c0000000-c7ffffff(prefetchable) memory:cfee0000-cfefffff ioport:dc00(size=128)


Mas minha resolução não passa de:

960 x 600 (16:10)

Gostaria de uma resposta concreta em saber se posso ou não aumentar a resolução do vídeo?
Já baixei e fiz várias configurações e nada acontece!
Ah,  sem falar que meu monitor nao é reconhecido!  :D

obrigado a todos que puderem copeerar!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Olá viniciusdeluna,


É uma questão interessante essa que v. implicitamente propõe.
De uma forma mais genérica, a questão poderia ser reformulada nos seguintes termos:

Como saber a resolução alcançada por um monitor e por uma placa de vídeo?

A resposta mais óbvia, embora não muito satisfatória, é perguntando a quem fabricou.

Há necessidade de previamente entender alguns conceitos aqui.

Qualquer hardware para funcionar necessita de um elemento de comunicação entre ele o sistema operacional, o que usualmente se chama de driver.

Estamos falando obviamente de equipamentos eletrônicos, cuja essência é a circulação de sinais elétricos. A exata forma como esses sinais elétricos devem ser implementados em um equipamento depende exclusivamente do projeto de quem o fabricou.

Claro que se pode fazer engenharia reversa, que nada mais é do que ir, como se diz, de 'trás pra frente', ou seja, observando os efeitos tentar determinar a causa, mas essa certamente não é a melhor solução, muitas vezes é a solução possível, porém não a melhor, essa é o conhecimento efetivo do projeto do fabricante, quando ele se digna a torná-lo disponível, o que no mais das vezes não acontece, sob o manto do segredo industrial.

O que no máximo um sistema operacional pode fazer é, dado um determinado driver instalado, verificar que informações ele está disponibilizando, mas veja, essas informações sempre dependem do driver instalado, o que não necessariamente é a potencialidade real do hardware.

Assim, exemplificadamente, se no Linux Ubuntu v. utilizar o comando:

xrandr -q


terá como resultado uma lista de resoluções possíveis para o seu hardware de vídeo, entretanto, note bem, essa lista *depende* do driver instalado, então na verdade, embora seja útil, ela não está realmente lhe respondendo o alcance potencial do seu hardware.

No seu caso específico, apenas para ilustrar, tratando do chipset de vídeo, SyS, cujo fabricante é identificado mesmo pelo comando postado por você (vendor: Silicon Integrated Systems) ele próprio disponibiliza uma ferramenta que permite obter informações supostamente confiáveis, já que originadas do fabricante.

Confira esse endereço:

http://w3.sis.com/support/support_faqs_4.htm#73

No item 4 dessa página acima indicada você irá encontrar um link identificado como "Sis OCIS", o qual remete a uma ferramenta de identificação do chipset embarcado e suas características:

http://w3.sis.com/support/support_prodid.htm

onde diz:

"Bemvindo ao utilitário online de identificação de chipset Sis, a primeira ferramenta de identificação de chipset para usuários SiS. Este utilitário pode ajudar usuários SiS em:

> Confirmando se o chipset embarcado em seu computador é um produto SiS;

> Identificando o número do modelo do chipset da ponte sul e ponte norte;

> Confirmando se sua placa gráfica é um produto SiS;

> Identificando o número do modelo do chip gráfico;

> Coletando informação relevante sobre  o número do modelo da controladora do chip;

> Identificando os drivers relatados para download e update.

A interface do teste também mostra informações sobre outros controladores, incluindo controadores de som e Ethernet, permitindo o download ou update de drivers."

O único senão é que a ferramenta só trabalha no sistema operacional comercial, vez que é baseada no controle Active-X   :-(

Bem, mas nada que não possa ser superado pelo Linux mediante, por exemplo, uma Virtualbox instalada, caso v. não tenha dual-boot no seu sistema.

Creio que por aí e mais o que há no site do fabricante você conseguirá responder com certeza sua dúvida, no limite sendo mesmo o caso de instalar o driver win e confirmar em definitivo, no caso concreto, a resolução alcançável pelo seu chipset embarcado, já que os drivers do fabricante, infelizmente e mais uma vez, originalmente são disponibilizados para o sistema operacional comercial.

Embora não conheça bem sistemas com chipset SiS, não acredito que a resolução alcance somente 900 x 600, o que corresponde a uma proporção de 3 x 2, razão de 1,5 como v. menciona, não parece razoável, mas enfim, só verificando.

Outro aspecto importante a se entender é a integração entre o chipset de vídeo e o monitor de vídeo, vez que ambos fazem um conjunto que deve ser harmônico.

De nada adiante ter uma placa de vídeo que alcance a resolução 1920 x 1080 e ter um monitor que alcance somente, por exemplo, 1440 x 900, apenas não há como aparecer no monitor o potencial da placa de vídeo.

Você não mencionou qual é a exata marca e modelo do seu monitor, então não temos como ajudá-lo nisso, observe, porém, que as características técnicas do monitor constituem o que normalmente se chama de "Preset Timing Modes", que nada mais são do que as configurações suportadas pelo monitor conforme estipulado pelo fabricante.

Em regra isso é facilmente conhecido consultando o manual do monitor de vídeo.

Por fim, reafirmando que não tenho particular experiência em sistemas Sis, nada obstante fiz um post recente abordando essas placas de vídeo, o que talvez possa lhe ser útil, confira aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83557.0.html

[]'s

« Última modificação: 11 de Junho de 2011, 10:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
O problema é que a SiS não colabora com o desenvolvimento do Linux e não libera a documentação referente ao seu hardware. Com isso, a compatibilidade dos kerneis linux em relação ao hardware SiS são prejudicados. Recentemente, a partir da versão 10.04LTS do Ubuntu, a compatibilidade com SiS foi muito reduzida, já que sacrificaram-na em função da implantação de novos recursos num kernel enxuto. Assim, no caso de hardware SiS, não vejo uma solução promissora.

Talvez, se o sistema funcionar pelo menos pelo terminal, seja possível fazer a compilação do kernel otimizado para o seu hardware, seguindo um tutorial existente aqui mesmo no fórum.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Darcamo

  • Visitante
Usar o driver vesa pode ser uma opção.
Dá uma olhada nesse link
http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/solucao-definitiva-2d-sis-671-ubuntu.html