Saudações,
Sou bacharel em Direito e pós-graduando em Direito Público, assim considero que possuo um pequeno conhecimento a respeito desse assunto, pelo menos superficial, e não a visão leiga que a maioria das pessoas possui.
Acredito que tua idéia é ótima, um sistema assim provavelmente seria o ideal. Todas pessoas interessadas em contribuir para a direção do Estado o fariam e teriam mecanismos para isso, enquanto as pessoas que não estão interessadas simplesmente seguiriam com suas vidas e, ainda assim, não seriam injustamente prejudicadas e tratadas com todo o respeito e usufruindo dos benefícios sociais que possuem direito.
De fato, poderiam haver pessoas que tentariam prejudicar o "código fonte" com interesses privados e particulares, mas com certeza nesse sistema haveria mecanismos democráticos eficazes para impedir tais atos, como passar pela aprovação de todos operadores.
Todavia, infelizmente, creio que a espécie humana não está evoluida para tanto. Somos seres por demais beligerosos e mal-intencionados, no que pese haver uma minoria bem-intencionada, e a aplicação desse sistema seria impossível.
Além disso tudo, não se deve esquecer que a idéia de soberania é tão utópica quanto um sistema de Estado Livre como a tua idéia.
O Brasil e seus vizinhos da América Latina não passam de escravos do FMI, grandes corporações e, por que não dizer, EUA.
Assim como a Ditadura Militar teve não apenas o aval, como o patrocínio intelectual e financeiro do nosso grande irmão norte-americano, não creio que eles deixariam criar-se tamanho risco aqui no Brasil.
A verdade é que o Brasil é uma mina de ouro, possuimos a maior riqueza da humanidade, grandes pessoas e extensão continental. Mas também somos escravos de interesses alheios ao nosso povo. Sofremos um domínio invisivel, mas muito real e que jamais nos largará facilmente.