Saudações.
Sou usuário Ubuntu desde a versão 8.10.
Fui apresentado ao Linux em um curso de manutenção de micros que fiz, antes de escolher curso de faculdade.
Na faculdade, nos laboratórios da faculdade, são usados várias distros Linux. Cada uma com suas características e empregadas em situações diferentes, conforme a necessidade.
Estas experiências e mais a curiosidade me levaram a "provar" tudo que eu tive notícia em relação a Linux e BSD.
Nestes anos testei, por exemplo: Suse, Solaris, Mandriva, OpenBsd, vários forks do Ubuntu, além dos ambientes gráficos e por aí vai.
Claro que experimentei o famoso Debian.
Confesso que achei difícil e trabalhoso configurar e instalar todos os aplicativos de que se precisa para ter um sistema usável.
Também lí em certa altura neste tópico sobre o caso das instalações que duram duas horas e depois são formatadas ou substituídas.
Já passei por isso, não gostei da sensação, não recomendo e nem quero passar novamente.
Portanto, depois de tanto fazer experimentos e até colecionar algumas decepções, tenho minha opinião formada a respeito de qual S.O. me atende melhor:
Ubuntu.
Sempre cumpriu seu papel, Sistema amigável, fácil, completo, muito material disponível e suas versões (forks) acabam ajudando os principiantes, como eu, com a instalação mais completa.
Quanto aos comentários sobre os lançamentos frequentes de novas versões, isso não me incomoda, visto que as instalações não são obrigatórias, uma vez que as versões, mesmo as não LTS, continuam recebendo atualização por um tempo razoável. Mas de qualquer forma reconheçamos que a aventura de utilizar uma distro saída do "forno" sempre é animadora e traz um certo prazer.
Concluíndo: Não trocaria o Ubuntu por nenhuma outra distro.