Pra trabalhar o desktop ainda é imbativel. Acho que por vários anos.
Não tenho tanta certeza, sou profissional da area de TI e prospecto muito sobre isso, eu (e aparementemente o mercado) concordo com o NBPX, pra voce perceber do que estou falando vamos fazer uma comparaçao simples, na decada de 60 um computador tinha capacidade de processamento inferior ao meu relogio de pulso e custava 50 vezes o preço do meu apartamento, diante disso era de se esperar que jamais substituissem as maquinas de escrever nao é? Afinal uma maquina de escrever é melhor, mais barata e muito mais facil de usar. Mas as coisas mudam, e apenas 2 coisas impedem que os pcs morram de vez:
1 - falta de interfaces adequadas pra se produzir. Mouse e teclado ainda nao foram superados pq reconhecimento de voz, gestos e IA nao estao bons o bastante, uma vez alcançado o nivel certo um teclado sera um disperdicio de espaço.
2 - Custo processamento ainda é alto. Colocar muito processamento em pouco espaço é caro, mas isso vai mudar rapido (vide analogia acima), muitas empresas fazem previsao de que o mercado de pc vai cair a 30% do que é hoje nos proximos 5 anos, nao sao achismos, tem gente bem paga pra fazer esse calculo.
Muita gente aqui defende o pc ate morte, mas quando vc tiverem o jarvis do iron man e ele for um equipamento de computaçao circundante (que vc nem sabe direito onde esta) vc vai se achar ridiculo de um dia ter pensando que os pcs jamais morreriam.