Sou bastante iniciante em Ubuntu/Linux, e tenho recorrido à ajuda do pessoal aqui do fórum para me adaptar. Me parece justo compartilhar com a comunidade algo do conhecimento que tenho de fotografia e como está sendo a minha jornada fotografica em Ubuntu/Linux.
Sou fotógrafo e cinegrafista. Um daqueles "Crashes" míticos no Windows quando estava fechando a última prancha de um foto-livro, me levou a queimar e rodar um Live-CD do 8.10 para salvar o material e concluir o trabalho. De cara já gostei da intuitividade, do "plug & play" real (mais tarde comecei a descobrir algumas lacunas, mas consigo viver com elas...) e da leveza do OS.
Fiquei algum tempo usando os dois sistemas para tratar e editar minhas imagens. Na verdade ainda usava um Photoshop no Windows, mas aos poucos ia me treinando no Gimp.
Em um dado momento reduzí a minha partição de Windows a uns 15% do HD, e montei o Photoshop 7 via Wine no Ubuntu. Aos poucos fui abandonando o Photoshop, primeiro naquelas tarefas em que ele não funcionava bem (vale lembrar que o Wine é uma gambiarra...) e comforme ia pegando traquejo no Gimp.
Em um dado momento descobrí o
Huggin/Panotools, um programa basicamente de montagem de panorâmicas com múltiplas imagens, mas que vai muito além dissso: cria arquivos HDR, retifica perspectiva e distorções lineares, e tem provavelmente um dos mais eficientes sistemas de correção de aberração cromática via software do mercado. No pouco que o usei posso dizer com certeza que para montar panorâmicas o
Huggin/Panotools é melhor que o Photoshop.
A questão toda do
Huggin/Panotools é que tem um sistema de trabalho completamente diferente. mas quando começamos a nos entender com ele, é impressionante o que ele faz.
Recentemente descobri o
Raw Therapee e estou apaixonado! Imediatamente desbancou o (muito bom)
UFRaw. Tem recursos avançadíssimos, inclusive de redução de ruído, distorção linear e aberração cromática, sem falar num sistema muito prático de perfis e fila de processamento, que pode ser usado para uma espécie de "processamento em lote" com sintonia fina individual das imagens. E como ele também procesa outros formatos, não somente RAW, é excelente também para ampliar arquivos paara imagens de grande dimensões. Um aplicativo como esse é o que me faltava para desencanar da hipótese de um dia gastar uma fortuna para rodar Photoshop em Mac.
Para pequenos serviços de processamento em lote, tipo reduzir uma centena de fotos de formato 10mp para "figurinhas" 800x600, existe o
Phatch. O nome é um trocadilho com
Photo e b
atch processing. Funciona bem, mas você deve saber exatamente o que vai fazer, não da para experimentar: não tem preview (pelo menos, se tem, eu não descobrí).
E o
Gimp? Uma das maiores queixas em relação ao Gimp é que ele é pouco prático para grandes fluxos de trabalho baseados em processamento em lote. Eu também sofria com isso, mas vamos prestar atenção numa coisa. O
Gimp não é um programa para tratamento de grandes quantidades de imagens. Nunca pretendeu ser isso! Ele é excelente em tudo o que diz respeito a manipulação de uma imagem por vez: retoques, trabalhos em múltiplas camadas, efeitos e filtros, colagens de imagens (sim, há algumas situações em que até o
Huggin/Panotools se atrapalha. E aí nada como uma estica & puxa manual no
Gimp) e coisas do gênero.
E ainda descobri uma outra preciosidade, o
Razor. Ele faz uma coisa só: pega uma imagem da qual você quer fazer um poster dividido em várias impressões lazer (bom, durável e barato), e o
Razor cria um arquivo PDF de quantas páginas forem necessárias, já calculando margens e sobreposição das partes que você leva à gráfica.
Para quem quizer ser técnicamente ultra-rigoroso não é difícil experimentar um ICC profiler. Eu tenho instalado o
LProf, mas ainda não me dei ao trabalho de partir para isso. Confesso que ainda não tenho uma compreensão muito satisfatória sobre o que é um perfil ICC. Tento trabalhar sempre num espaço sRGB, que é um perfil que tem nas câmeras e nos softwates de tratamento. Talvez eu esteja perdendo algo. A ver.
Todos os aplicativos citados acima, com exceção do
Raw Therapee podem ser instalados diretamente via aquele tão polêmico sistema "foolproof" do ubuntu. O
Raw Therapee pode ser baixado em
http://www.rawtherapee.com/?mitem=3. Vale baixar também o excelente manual em pdf. Para instalar basta extrair e "colocar" a pasta resultante aonde você achar melhor (aí já é capaz de eu estar dizendo besteira da grossa, mas foi assim que funcionou comigo) e criar um lançador para o comando "rtstart" que será criado dentro da pasta.
Quanto ao
Hugin/Panotools vale a pena dar um pulo em
http://hugin.sourceforge.net/ e ler tudo, é um verdadeiro portal, muito mais que um sítio cheio de tutoriais et cetera.
Para não dizer que o meu "laboratório fotográfico" é perfeito, ainda não sei como converter modo de cores RGB(24 bits) para CMYK(32 bits). O
Gimp não faz isso, mas quem procura acha. Logo haverá, com certeza, mais um elemento na "suite"
Raw Therapee - Hugin - Gimp - Phatch - Razor, vamos ver.
Processamento e tratamento de imagens? Nem Windows nem Mac: Ubuntu!
abraço a todos