Dentre as várias configurações internas do XBMC, uma delas torna a execução do XBMC acessível via rede. Não lembro exatamente qual, nem cheguei a fazer essa configuração ainda, mas um amigo que usa XBMC me mostrou que é possível abrir o XBMC no Windows, e conectar-se à instância aberta do XBMC via rede através de celulares ou tablets.
Existe, tanto para Android como para iOS, um programa chamado "XBMC Remote", que é capaz disso. Estando o XBMC acessível via rede, você pode consultar sua biblioteca de mídia do XBMC a partir do seu celular ou tablet, bem como mudar de vídeo, avançar, mudar de áudio ou de legenda, etc. Ele vira um verdadeiro controle remoto.
Caso não tenha um celular ou tablet disponível, você pode controlá-lo de outras formas. Uma delas é via joysticks USB, pois há uma opção que permite navegar nos menus com um controle ligado no computador, seja com fio ou sem fio. Não cheguei a testar isso, mas já ouvi relatos de que funciona. Fica parecido com o Netflix em um PS3 ou X360.