2° parte; Animar Textos, Imagens, Miniaturas de Videos e Fundos.Antes de mais nada, nunca se esqueça de colocar em cada menu e submenu a duração no mesmo valor como colocado no Setup > Drag'nDrop....
Teremos dois objetos aqui; O Objeto 1 [de imagem/video/texto (sem botão), que é feita para animação], e outro, o Objeto 2 [de botão, transparente ou não].
Primeiro vamos animar os textos.
Apos criar um texto, como exemplo 'Filme', não Clique em Define as Button, porque se definir como botão, a animação não é renderizada pelo programa. Com o direito do mouse > Edit > Animation Script. É nele onde será criada a parte mais complexa do tutorial e animar de varias formas o objeto, incluindo a fusão entre elas (na 3° Pt) . Após aplicar a animação, dê OK.
Adicione uma imagem qualquer. Essa imagem será o botão transparente e terá o highlight.
Agora algo muito importante e que exige treinamento, marcação 'até onde sei' exige mais atenção para medida. A medida será feita em cima do objeto 1 . É indispensavel para o ponto de destaque do botão (highlight) não ficar fora do objeto 1 apos a animação. Na verdade é só para o efeito que envolve a posição, chamada pos x e y. O highighted é o quadro usado quando usamos o mouse ou controle remoto do dvd para saber-mos qual botão estamos para ser selecionado.
Se a posição for de baixo pra cima ou de cima para baixo ( pos y), mediremos verticalmente com o mouse na tela do menu, a partir de sua extremidade, e não a partir da 'Visible Region', a linha vermelha de limite da TV. Neste caso usaremos a medida conforme o efeito usado aqui, onde é de cima para baixo em longa escala, se baseando no valor final = 400. Nos 400, marque com muita atenção, já que não temos aqui ponto de marcação. A marcação deve ser feita no ponto do meio do objeto 1. Feita a medida e colocado o objeto 1 nela, coloque o objeto 2 por cima do objeto 1. Como o objeto 2 tem que ser o botão, então defina-o como botão como desejar (capitulos, extras...). Só por ultimo é que vai deixa-lo transparente para a autoração ficar mais pratica.
Como essa animação é de cima pra baixo, o ponto do meio é da linha vertical do botão. Se fosse a animação da esquerda p/direita ou vice-versa, seria no ponto do meio horizontal do botão.Não importa se a posição é da direita p esquerda ou vice-versa, de cima p baixo ou vice-versa, a medida só pode ser feita da esquerda p/ direita e de cima baixo, o que não deixa de ser prático.
Vendo as fotos aqui :
Veja que o mouse está em cima do ponto do meio vertical do objeto 1 (já na medida certa) ao selecionar a imagem >
http://imageshack.us/photo/my-images/197/dvdauthorunnamedunnamed.png/De onde é puxada a medida vertical >
http://imageshack.us/photo/my-images/21/dvdauthorunnamedunnamed.png/Aqui é a medida >
http://imageshack.us/photo/my-images/266/dvdauthorunnamedunnamed.png/Aqui um desenho para o melhor entendimento >
http://imageshack.us/photo/my-images/442/dvdauthorunnamedunnamed.png/O objeto no local de antes da medida > http://imageshack.us/photo/my-images/838/dvdauthorunnamedunnamed.png/
Clique em salvar.
Se quiser transparente, clique com o direito do mouse em Image Properties > Color > Preto >OK, e antes de clicar em Add, vá na caixa Delta e altere de 0,1 para 1 e clique em Add > Ok. Ou tambem editar antes de definir como botão na tela grafica (com o direito do mouse > Edit e jogar a chave toda para baixo deixando o valor Transparency em 1).Pronto, o mesmo será feito nos thumbs de video no submenu capítulos, mas tenha paciencia e espere sempre um pouco antes de clicar em Animation Script.
Vamos aprender uns truques para os mini-videos do submenu. Assim fica menos cansativo e mais rápida a autoração.
O mesmo procedimento é feito nos objetos em texto, mas temos que ter o cuidado para nao deixar-mos os thumbs muito proximos aos outros. Costumo deixar uns 10 thumbs por menu.
Desative os botoes de todos os thumbs com direito do mouse em cada um em Unbutton para dar animação posteriormente.
Depois, medir e colocar na medida conforme o ultimo valor do script e criar o objeto 2 e coloca-lo por cima do thumb. Depois é só definir como botão (faça escolhendo os capitulos corretamente) e por ultimo deixar transparente.Pra ficar ainda mais rapido escolha um cantinho do menu para colar as copias das images (objeto 2), assim vai colocando-os rapidinho por cima dos objetos
1. Ao adicionar a primeira imagem do objeto 2, clique com o direito do mouse e em Copy . Após jogar por cima do objeto 1, clique com o diteito no menu e em Paste que a imagem será colada no mesmo lugar da primeira imagem do objeto 2 e assim por diante.
Se quer animar uma imagem de fundo, escolha o background preto, e depois de fizer tudo, clique com o direito do rato em Add Image e estique a tela conformea dimensao, alem da visible regiao e Ok.
Va redimensionando o quadro até ficar numa medida bem proxima do menu, clique em Properties > Script Animation > Ok > Ok, e clique novamente com o direito em To Back.
Depois é só clicar em Create DVD > OK . Se aparecer uma caixinha preta relacionando aos segundos do menu....clique em No para dar sequencia na criação do dvd e OK. Na proxima caixa é só nao clicar em nenhuma opção (ok, export, cancel, etc...) e esperar acabar de gerar.Mas o maior motivo da demora de vários meses para concluir este trabalho, foi o highlight. Como sabemos ele só existe se for no objeto com botão. Como nao conseguimos animar botões, o highlight também nao altera, ao contrario dos objetos 1 que podem ser alterados atraves de script. Não tinha saída, e foram varias tentativas de atrasar o highlighted, sem sucesso. Mas, recentemente achei um forum em que dava a dica do Spumux. Ele está na /tmp/Seu_Projeto. No diretorio Seu_Projeto temos as pastas Vmgm Menu e as de Submenu. Nelas se encontram os arquivos Xml. Se nao tiverem, é só ir pelo Qdvdauthor e clicar em XML out, clicando em todos aí aparecem no diretório Seu_Projeto. Só se altera indo nele com seu editor favorito, mas ao clicar no Qdvdauthor, volta a configuração padrao de novo ou quando em qualquer coisa ao mexer no progrma ou quando manda crir o dvd e depois ok, que a configuração padrao volta, mas como nao desisti rsrs, tentei fazer a configuração depois que já havia dado OK, ou seja, no momento da renderização. Deu certo.
A configuração é alterar os segundos do highlighted no menu para nao estragar a animação, e ficar de acordo com o tempo, nao ficando por cima do efeito.
Abra o Arquivo.xml em todas as pastas Vmgm e Submenus e altere a seguinte linha do Spumux conforme o gosto ; start="00:00:00.0" (horas:minutos:segundos etc..). Eu altero para "00:00:02.0" segundos, ficando: start="00:00:02.0" . Salve, saia e espere terminar a criação do dvd no Qdvdauthor. Teste com o VLC clicando no arquivo VIDEO_TS.IFO.