Instalei aqui, só para testar, o burg manager a partir do roteiro que você fez e aqui funcionou.
Instalar foi sem problemas, desinstalar foi um pouco mais complicado, pois após a desinstalação o grub não voltou automaticamente ao estado original. Como se trata de uma ppa, usei o "purge" para desinstalar, o grub voltou a funcionar, porém descaracterizado, então foi necessário usar o boot-repair para corrigir e realmente voltar ao estado original.
Como disse, instalei apenas como um teste, para poder melhor seguir seu raciocínio, pois na prática não uso nada disso, não vejo necessidade.
A interface do grub é apenas a de um menu no qual se escolhe qual sistema deve subir naquele momento, nada além disso, então não há muito que se possa ou se deva fazer com a interface inicial do grub, pois desde que ele me permita rapidamente escolher qual sistema subir, é o quanto basta, não há grandes funcionalidades que se possa ou que seja interessante acrescentar nessa simples função, ou seja, a interface do grub é apenas uma tela inicial do sistema, só isso, apenas isso e é o que basta.
Até mesmo o grub, querendo, se pode "enfeitar", colocar um penduricalhos, meros adornos sem muita utilidade prática, como um papel de parede de fundo, alterar resolução e coisa parecida, enfim, como dito, simples adornos para quem gosta de adornos, mas não tenho interesse pessoal nisso, então apenas não uso nada disso, fica no standard, no padrão e já acho muito bom assim.
Mas enfim, o quê mais exatamente você pretende fazer, qual é a sua necessidade?
O que está pretendendo fazer ao instalar esses softwares?
E, de novo, qual é a versão do Ubuntu que está usando?