Creio que todos que possuem essa placa já tiveram alguma dor de cabeça ao usar o Dapper. Sempre que se configura a placa, ela trava... a dificuldade torna-se ainda maior para aqueles que não entendem nada de inglês - ou até mesmo é um iniciante e tentam seguir o seguinte tutorial:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=132980.
Vendo a dúvida das pessoas e o desespero de muitos (que chegavam até mesmo a querer desistir do Ubuntu (quantos não desistiram?), resolvi traduzir e adaptar o tutorial citado. Desta forma, todos os que possuem essa placa poderão usurfruir sem problemas do maravilhoso Ubuntu Dapper. Vamos ao tutorial:
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que o driver da placa que acompanha o Dapper funciona bem. Porém, a interface gráfica ficou meio incompatível com o chipset, por isso,
sempre que tentar configurar a placa através de Sistema > Administração > Redes, o ubuntu não irá iniciar o nautilus nem os painéis (tornando-se inutilizável) da próxima vez que o sistema for iniciado. Portanto, é necessário configurarmos a placa totalmente à moda do Slackware: ou seja, manualmente.
1) Faça o download do seguinte arquivos:
-
http://rapidshare.com/files/8216693/rt61_Firmware.zip.html Este pacote criado por mim contém todos os arquivos que serão necessários no processo, caso não funcione tente os arquivos "Firmware rt61" e "RT61 PCI/mPCI/CB" em
http://www.ralinktech.com/ralink/Home/Support/Linux.html2) descompacte os arquivos em uma pasta acessível, como /home/sua_pasta/rt61/ ("sua_pasta" deve ser substituído pelo nome de usuário que você está usando no Ubuntu.
- Abra o terminal e crie as pastas necessárias:
sudo mkdir /etc/Wireless
sudo mkdir /etc/Wireless/RT61STA/
- Vá até o diretório onde descompactou o arquivo baixado (Firmware):
cd /home/sua_pasta/rt61/
- Copie os arquivos para a pasta recém criada:
cp *.bin /etc/Wireless/RT61STA/
- Agora copie o arquivo de configuração (rt61sta.dat):
cp rt61sta.dat /etc/Wireless/RT61STA/
(caso não tenha conseguido baixar o pacote criado por mim, basta ir até a pasta "Module" do arquivo "RT61 PCI/mPCI/CB" encontrado no site da Ralink e copiá-lo para a pasta que estamos utilizando e realizar o processo normalmente.
3) Edite o arquivo de configuração, esta é uma parte importante, pois aqui determinará as informações para que sua placa acesse a rede.
- no terminal, vá até a pasta para onde o arquivo foi copiado:
cd /etc/Wireless/RT61STA/
- ainda no terminal:
sudo vi -b rt61sta.dat
A tela que você está vendo é o arquivo rt61sta.dat aberto no editor binário "VI" (
este arquivo não pode ser aberto no gedit). Utilizá-lo é simples. Utilize a tecla "insert" para entrar no modo de edição (inserção ou substituição) e altere as configurações de acordo com sua rede. Caso tenha dúvida a respeito das opções que deve configurar, basta abrir o arquivo "readme" do arquivo:
http://www.ralinktech.com/ralink/data/RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0.tar.gz (que já indicamos anteriormente). No meu caso, precisei apenas configurar o nome de minha rede, retirando o "#" (que é um caractere utilizado para ignorar uma linha) da frente da opção "SSID" e substituindo o valor que está na frente da igualdade pelo nome da rede ao qual me conecto.
Após editado, salve o arquivo apertando primeiro "Esc" para sair do modo de edição e em seguida ":sav rt61sta.dat" (sem as aspas, para salvar) e ":q" (também sem aspas, para sair do editor VI).
4) Agora resta apenas configurar o IP de sua placa.
- Se utilizar um IP estático (tiver o endereço de IP ao qual quer se conectar) digite no terminal: sudo ifconfig ra0 {IP ADDRESS} up
- Se o IP for dinâmico, digite: dhclient ra0
PRONTO, ESTÁ CONECTADO! Agora, precisamos criar um script para iniciar a placa junto com o Ubuntu.
5) Digite no terminal: sudo gedit /etc/init.d/rt61up
- O gedit será aberto com um documento em branco, cole as seguintes linhas nele:
#!/bin/sh
echo "Bringing up ra0"
# Obter um IP dinâmico
dhclient ra0
# Caso seu IP seja estático, então adicione um jogo-da-velha no início da quarta linha e retire o jogo-da-velha da linha abaixo.
# ifconfig ra0 {IP ADDRESS} up
6) Torne o script executável, para isso digite no terminal (uma linha por vez):
cd /etc/init.d
sudo chmod +x rt61up
7) crie um link simbólico para a placa iniciar durante o boot, digirando no terminal (uma linha por vez):
cd /etc/rcS.d
sudo ln -s /etc/init.d/rt61up S33rt61up
Reinicie o computador pra fazer aquele "teste". Veja que tudo inicia perfeitamente (sem os travamentos desesperadores) e seja feliz com o Ubuntu!