Li em algum lugar - que não consigo me lembrar, e por isso não ponho o link aqui - uma discussão sobre o uso de software livre nas instituições de ensino superior. Gostaria de estender essa discussão para cá.
Curso Engenharia no CEFET/RJ e todas as máquinas de lá rodam Windows. Lá tem um laboratório de análise numérica (o COLAN) com uns 25 computadores, e quando perguntei pra um dos monitores se eles não pensavam em colocar Linux, ao menos no servidor, ele descartou a idéia na hora.
Faço Iniciação Científica e meu orientador usa Linux há mais de 10 anos. Eu já usava antes de conhecê-lo, e, por coincidência, o outro garoto que faz iniciação com ele, também. Resultado, numa instituição com centenas de PC's, só um (o que fica no nosso laboratório) tem Linux (Ubuntu Dapper
). Meu orientador falou que tentou iniciar um projeto, logo que começou a dar aula na faculdade, pra colocar Linux em algumas máquinas, mas não aprovaram.
Gostaria de saber dos estudantes aqui como é a situação nas suas respectivas instituições de ensino, ou até mesmo, de alguma instituição que você conheça. Eu sei que a UFF aqui no RJ tem vários computadores com Linux (Debian e Ubuntu) no laboratório de Física.