Via:
LXer Linux News (RSS, que me apontou direto para o
Core77 Design Blog:
http://www.core77.com/blog/object_culture/cmmn_the_worlds_first_opensource_car__5847.asp) Tradução minha:
c,mm,n, o primeiro carro open-source do mundo "Mais cedo nesta semana, c,mm,n (site em alemão:
http://www.autoindetoekomst.com/), o primeiro carro open-source, foi revelado na AutoRAI, o car show de Amsterdam. A iniciativa e visão por trás do c,mm,n (pronunciado "common", comum, em português) vem do "Stichting Natuur en Milieu" (a Sociedade Holandesa para Natureza e Meio-Ambiente) e de três universidades técnicas de Delt, Eindhoven e Enshede.
Os desenhos técnicos e plantas do veículo estão livremente disponíveis online, e todos são convidados a adicionar suas próprias idéias e modificações, desde que, claro, elas sejam compartilhadas de volta com a comunidade.
Sustentabilidade ambiental foi um fator-chave no desenvolvimento do c,mm,n: o veículo é de emissão-zero (carbono, eu creio), movido à hidrogênio, um carro de família 2x2. Motoristas do c,mm,n também podem facilmente compartilhar informações sobre o tráfego, planejamento de rotas e disponibilidade de vagas para estacionar."
Depois dos softwares, e daquela cerveja, agora o open-source chega nos automóveis. Bem bacana o visual do bicho, ampla área envidraçada, cantos arredondados... embora olhando ele pelo ângulo da foto na matéria me pareça uma botina high-tech.
E ecologicamente correto, um ponto alto na minha opinião. Achei bacana ver movimento open-source se espalhando pra além do software. Agora quem sabe o Stallman se anima a comprar um carro!