Licença que regula software livre será atualizada
Computação 01/12/2005 - 19:01
da Redação
São Paulo, 01 de dezembro de 2005 - A maneira como os softwares de código aberto são compartilhados deve mudar. A FSF (Free Software Foundation) e a SFLC (Software Freedom Law Center) anunciaram que começarão a revisar a GPL (General Public License), série de normas que estabelecem como um aplicativo livre é distribuido.
Atualmente, o GPL é a licença mais usada entre os adeptos do código aberto. Nada menos que 75% dos aplicativos livres, segundo a FSF, usam as normas. Com a atualização, o documento chegará à sua terceira versão - a última foi divulgada há mais de 15 anos.
Richard Stallman, fundador do FSF e ícone do mundo do software livre, garantiu que a nova versão do documento não fugirá às quatro regras básicas do movimento: estudo, cópia, modificação e redistribuição. "O GPLv3 contará com novas necessidades para o uso comercial e doméstico do software livre" despista Stallman em um comunicado oficial.
O primeiro esboço do novo GPL será apresentado em janeiro, durante o evento International Public Conference for GPLv3, no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Duas outras versões, com as sugestões da comunidade de software livre, serão divulgadas em 2006. O FSF estima que o GPLv3 final entrará em vigor no primeiro semestre de 2007.
Usuários interessados no projeto podem se cadastrar no GPLv3 Process Definition para acompanhar e interagir com a mudança.
fonte:
http://www.wnews.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=2635