A AOL comprou o ICQ para acabar com ele, em favor do AOL-IM, posteriormente rebatizado para AIM apenas para sacanear o povo que desenvolvia o GAIM. Pelo que ouvi falar, o AIM é o IM mais popular nos EUA e o ICQ estava tomando uma boa parcela do mercado local.
Algumas empresas usam a estratégia de comprar os concorrentes para acabar com eles e foi exatamente isso que a AOL fez com o ICQ. Como ela não tem interesse nenhum em melhorar o ICQ, este acabou jogado às moscas. Se a AOL tivesse um pouco de noção do mercado mundial do ICQ, não teria feito essa baboseira, já que era o IM mais popular do mundo na época, com exceção dos EUA. O fiasco da entrada da AOL no Brasil foi uma demonstração de como eles não têm noções de estratégia de mercado fora dos EUA, tanto que ela só é grande naquele país.
Para combater o "fenômeno MSN", o jeito é incentivar o povo a utilizar outros IMs alternativos, como o Yahoo e o GTalk. Muita gente tem e-mails do Yahoo e do GMail, o que facilitaria essa adesão. A própria página do GMail permite conversar com os contatos mesmo sem um programa de IM, o que ajudaria a popularizá-lo entre as massas.