Depois de fazer todas as atualizações disponíveis o Gutsy (Gnome) fica perfeito, aqui e em onde eu o instalo funciona tudo, até rede sem fio. Claro que tem umas besteirinhas aqui e ali, mas o que eu vi no Kubuntu foi de lascar. Outra coisa, não parece ser problema do sistema em si não, mas sim do ambiente gráfico. Olha só:
Instalei o Debian Etch (gnome) com tudo o que eu normalmente uso e a máquina "voou", boot à jato (uns 10 ou 15 segundos entre ligar a máquina e ter o sistema pronto pra rodar), as aplicações então é num piscar de olhos. Até pra desligar é "pá-pum", acho que menos de 5 segundos. Os drivers da NVidia tiveram que ser instalados na mão (ou quase, via Envy, este sim teve que ser instalado na mão) e o Compiz funciona que é uma "belezura". Mas (sempre tem uma "mas"...) há alguns pacotes pra compilar uns bagulhos que não tem pra ele, pede dependência da dependência da dependência e isso é um pé no saco, é quase como vc ter que atualizar o bicho pra uma versão de teste (Testing ou SID) pra fazer funcionar algumas coisas. Tudo bem que pode ser resolvido dando uma procurada nos fóruns da vida, mas prefiro gastar meu tempo livre trepando do que arrancar cabelo procurando por soluções que nem sempre estão disponíveis;
Depois ripei tudo e coloquei o Mandriva (versão 2007, lançada em Maio, eu acho) com KDE, tudo bem e tal mas teve dois arquivos que não puderam ser copiados durante a instalação e não sei se foi isso que deu zebra depois. Sistema instalado bunitinhu, todo cheio de colorido e tal e, de repente, páu!, fecha o Painel; aí basta chamar o terminal e mandar o painel voltar, ele volta e daqui há pouco pimba!, morre de novo. Bastou uma "pequena" atualização de 150MB pro Painel CONTINUAR a fechar, agora qdo vc chama o Gerenciador de Pacotes do KDE (coincidência ou não, o mesmo problema do Kubuntu) ou o gerenciador de arquivos. Ripei o hd de novo, usei um novo cd de instalação do Mandra e deu a mesma coisa, inclusive em outra máquina totalmente diferente da minha oficial.
Depois restaurei minha instalação do Ubuntu, conforme expliquei lá no início do tópico, e está tudo funcionando aqui. Eu ia testar o Etch com KDE e o Mandra com Gnome pra ver se o Etch ia ficar de "KDE-agem" comigo ou se o Mandra ia se sair melhor com o Gnome, mas já que está tudo funcionando, os testes que eu fiz me fizeram realmente ficar (e não abrir) com o Ubuntu, mas pena que ele seja um pouco pesado por causa do kernel carregado. Vi um lance de melhorar a performance do Kubuntu usando patches e recompilando o kernel mas não me alimei não, hehehehe... Se o Ubuntu ficasse rápido como o Etch, ia ser de arrepiar...
Rapaz, o Gutsy é bugado. Fiz há alguns meses atrás o msmo que ti, com o Kubuntu e com o Xubuntu do 7.04, e funcionou direitinho pra mim. É coisa do gutsy, cara.
[ ]s