Bem, atualizei finalmente meu Kubuntu (KDE + Ubuntu) para a versão 8.04, para quem não sabe, esse número refere-se respectivamente ao ano e ao mês em que foi liberado.
Sobre o ambiente em si e as aplicações não há grandes novidades, porém, há um aplicativo que controla Beryl e Compiz facilmente sem necessidade de fazer todos aqueles procedimentos de "edit" no xorg.conf e outros arquivos, isto é, dá para colocar efeitos com dois ou três clicks, o que é muito legal, o problema é que para quem tem memória inferior a 512mb poderá ter problemas com performance, principalmente quando rodar jogos, o fps cai consideravelmente, eu tenho 1gb + 256mb fora a placa a Nvidia de 256, portanto, já dá para ter uma noção dos possíveis "danos" ao desempenho.
O firefox atualizou legal, dá para salvar a última página acessada ao fechar o programa, útil para quem não gosta de mantê-lo aberto mas usa o tempo todo, é claro, como nada é de graça, este processo tem outro custo de desempenho, pode ser mínimo, mas para jogadores significa muito, o processo fica Zumbi a cada sessão salva pelo firefox, se esta janela for fechada por exemplo e houver outra aba com a página do Yahoo ambos os processos serão salvos e estarão na memória como zumbis.
Sobre os jogos, sempre testo àqueles que não funcionavam com o wine antes, no momento, acabo de testar os jogos que fazem parte de minha "novela" tais quais NFSU 1, WYD e GunBound. Dei o comando para abrir o NFSU 1 e tive uma surpresa: a introdução que antes era responsável pelo travamento inicial funcionou agora perfeitamente, até o Lobby tudo ok, mas a seleção de menus não parava de correr para cima, foi necessário varios clicks no menu desejado para poder entrar quando finalmente consegui uma corrida individual para testar a aceleração. Quando o jogo começou a carregar deu um erro e fechou, não foi desta vez, testei incluir -opengl, -d3d e -skipstartup mas tudo foi inútil, não teve jeito, até porque não faço idéia de como resolver a questão da seleção, parece que o teclado travou na seta para cima, problema este que é similar ao do GTA Vice City do "Running Bug" o que foi facilmente resolvido com o comando "sudo chmod a+wr /dev/input/*", por assimilação, pensei que tivesse algo a ver e testei, mas não deu certo, enfim, desisti do NFSU.
Com WYD obtive sucesso com o comando -skipstartup e alterando a resolução do jogo para 640x480, o único problema é jogar um mmorpg em uma tela tão pequena, a música do jogo não funciona, mas pelo meno o jogo rodou.
Com GunBound (mesma empresa de WYD OnGame) não consegui nada, voltemos a novela GameGuard.
World Of Warcraft: Cada vez melhor! O FPS melhorou muito e a conexão, que sempre foi melhor que o "rwindows" está ótima, abaixo dos 200 ms.
Warcraft 3: Sem palavras, como diz o pessoal do winehq: Everything is working!
Diablo 2: Na verdade não testei, mas que diferença faz? O jogo usa Directdraw e nunca tive problemas com ele.
Half-Life e Counter Strike: Funcionam bem, acho que até melhor que no "outro". Por default, HL dá a opção de usar Direct3D e OpenGL, todos nós sabemos que OpenGL é melhor para este tipo de jogo, o caso é que até hoje não entendi o porquê. (Afinal, o desempenho do Opengl é inferior ao do D3D em outros jogos)
Contudo, acho que a melhora foi significativa principalmente no quesito OpenGL do sistema que está mais eficaz, eu ainda não testei melhorar o DirectX do Wine pois sei que poderia ter muito trabalho por nada, se ele é o responsável pelos problemas recentes em placas Nvidia logo percebi que não era viável testá-lo no Kubuntu.
Bem galera, isso foi o que percebi até então, postem tudo o que notaram e que seja pertinente, não sou muito detalhista o que é um problema para todos que querem soluções.
Abraço a todos!