Autor Tópico: Linux cresce nos servidores!  (Lida 1624 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Linux cresce nos servidores!
« Online: 29 de Agosto de 2008, 18:04 »
"Um informe do IDC revelou que o mercado dos servidores baseados no Linux está crescendo de forma notável: este tipo de máquina é responsável por 13,4% da receita total do mercado, o que é um grande recorde para o GNU/Linux. A IBM continua sendo a principal protagonista no mercado dos servidores, seguida pela HP. E nos dois casos, a presença de ofertas baseadas no Linux está tendo uma grande aceitação no segmento.

O estudo sobre o mercado dos servidores se concentrou no segundo trimestre de 2008 e parece que o estado de saúde deste segmento é bom: o crescimento geral foi de 6,4%, com uma receita total de 13.9 bilhões de dólares durante este período. Além disso, os analistas do IDC destacaram que o mercado está vivenciando uma competitividade que está pressionando os preços destas soluções, o que aparentemente acabou beneficiando o Linux.

O Top 5 dos vendedores de servidores está encabeçado pela IBM, que conseguiu uma receita de 4.6 bilhões de dólares e 33,2% de quotas de mercado. A HP se manteve no segundo lugar (3.8 bilhões de dólares e 27,4% do mercado) e um pouco mais longe está a Dell, Sun e Fujitsu Siemens, que junto com os primeiros representam mais de 80% do total faturado deste mercado.

O mais interessante diz respeito as quotas de mercado do Linux, que passou de 9,4% no segundo trimestre de 2007 para 13,4% este ano, um crescimento realmente notável que demonstra o sucesso deste sistema operacional em servidores dos grandes fabricantes. Uma aposta certa há alguns anos e que aparentemente não decaiu com o tempo. "

Fonte: FórumPCs - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=243443

E depois o pessoal acha que Linux não dá lucro!

O pior para mim é ver a HP em segundo Lugar em vendas de servidores Linux e ficar criando dificuldades no mercado para usuários finais, parece que simplesmente retirou o suporte a Linux nos Desktops. 

A Novell não se encontra nessa lista de Top 5 pois ainda se recupera de prejuízos. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.