Eu também acho que este tópico deveria estar na área do café.
É importante lembrar que o Ubuntu é feito para rodar em toneladas de sistemas diferentes. E, ao contrário do que acontece com o M$ Window$, quase nenhum produtor de hardware lança produtos tendo especificamenet o Linux em mente (felizmente está mudando). É a comunidade de desenvolvedores que tem que correr atrás de prejuízo, no meio de uma selva de drivers proprietários.
Por isso, é impossível excluir que uma nova versão não tenha problemas com sistemas específicos. Desde o Ubuntu 6.10, eu já tive upgrades complicados, upgrades perfeitos, upgrades infernais. Com o Jaunty, comecei utilizando a versão beta e apesar disso não tive maiores problemas. Não existe regra nem padrão e o fato de alguns usuários terem problemas não significa que uma versão seja ruim.
Eu entendo a frustração, mas software livre é por definição algo em constante movimento e aperfeiçoamento. Lendo o fórum a gente fica com a sensação de que o sistema está falhando para todos, mas o fato é que quem não tem problema não passa por aqui para comentar que vai tudo bem.
Para quem quer só evitar dor de cabeça, eu tenho dois conselhos: (i) adiar a atualização por algumas semanas, de forma que a maioria dos bugs críticos possa ser corrigida e (ii) usar só as versões LTS (Long Term Support), que são lançadas a cada dois anos (a próxima será a 10.4), evitando as atualizações intermediárias.
Uma outra dica importante, é verificar a compatibilidade linux de um sistema, na hora de comprar um hardware novo.
Em relação ao som, deixei um post nesta discussão com algumas dicas que quase sempre resolvem o problema:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52421.0.html Avisa se precisar de ajuda com qualque questão específica.
Boa sorte!