No Linux não instalei o wine e nem sei como configura, além do que o software que eu queria nem devem funcionar (Lingoes) que é uma ferramenta para ajudar a traduzir palavras e expressões do inglês ou mesmo o significado em inglês de algum termo para diferentes áreas do conhecimento (não consegui instalar muito bem o Stardict, pois pelos tutoriais, nenhum funcionou para adicionar os dicionários babylon, com exceção daqueles que já tem um script pronto).
Uso os programas do Ubuntu que são muito bons, desde que se consiga instalar.
É um assunto meio que fora do tópico, mas como vc falou nele, vou dizer aqui como fiz e até o momento está funcionando bem.
Sobre o Stardic:
Bem eu já segui esta dica aqui n meu Ubuntu 9.04 Jaunty 32bits e lembro que funcionou bem:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39024.msg232527.html#msg232527Entretanto tenho um procedimento que pode ser mais fácil, ou melhor, pode ser um resumo do anterior e que talvez vc consiga usar.
1 passo, instalar o stardic:
Abra um terminal e digite:
sudo apt-get update
sudo apt-get install stardict startdict-toolsaceite o que for mostrado e aguarde o processo terminar.
2 Passo, baixe os seguintes dicionários:
stardict-babylon-Babylon_English_Portuguese:
http://sourceforge.net/projects/stardict/files/stardict-dict-babylon/bidirectional/stardict-babylon-Babylon_English_Portuguese-2.4.2.tar.bz2/downloadstardict-babylon-Babylon_Portuguese_English:
http://sourceforge.net/projects/stardict/files/stardict-dict-babylon/bidirectional/stardict-babylon-Babylon_Portuguese_English_dic-2.4.2.tar.bz2/downloadDependendo de como vc configurou seu navegador, os arquivos baixados ou vão parar dentro de sua pasta de usuária (ou subpasta chamada download) ou vai ficar na área de trabalho.
Clique com o botão direito do mouse sobre cada um dos arquivos baixados (
stardict-babylon-Babylon_English_Portuguese-2.4.2.tar.bz2 e
stardict-babylon-Babylon_Portuguese_English_dic-2.4.2.tar.bz2) e escolha a opção
extrair aqui, será criada uma pasta com o mesmo nome sem a extenção
.tar.bz2, ou seja, irá criar as pastas
stardict-babylon-Babylon_English_Portuguese-2.4.2 e
stardict-babylon-Babylon_Portuguese_English_dic-2.4.2, então tecle
Alt+F2 e na janela que aparecer digite
gksu nautilus vai ser pedido uma senha, é a sua senha de usuária que vc deve digitar. Isso fará com que vc abra o gerenciador de arquivos nautilus como superusuário (root), então procure pelas pastas
stardict-babylon-Babylon_English_Portuguese-2.4.2 e
stardict-babylon-Babylon_Portuguese_English_dic-2.4.2 e copie todo o conteúdo delas para a seguinte pasta do sistema
/usr/share/stardict/dic/ que é a pasta dos dicionários do Stardic.
Depois de tudo feito corretamente vá no menu
Aplicativos >
Acessórios >
StarDict quando o programa abrir vá no segundo ícone (da esquerda para a direita) de uma engrenagem no canto inferior direito da janela. Na próxima janela que aparecer vá na aba Administrar Dic e logo mais abaixo nesta aba desmarque as opções
Dict.cn e depois clique no botão fechar.
Uma opção interessante na janela principal do Stardic é o terceiro ícone (de um livro aberto) na lateral esquerda. Ele funciona como um tradutor de frase como o tradutor do google, ou melhor, ele até usa o tradutor do google, dentre outros, não necessitando ir até o site, mas pelos meus testes aqui o único que funcionou foi escolhendo a opção
Yahoo Translate e depois os idiomas que pretendia.
Ele também tem um ícone de pronúncia da palavra que seria um ícone de 3 engrenagens, próximo ao local de digitar a palavra na parte superior da janela principal do Stardict.
Ele também funciona igual ao Babylon ao se passar com o mouse sobre uma palavra é mostrado um popup com as traduções para aquele termo, mas se vc não gostar disso, que às vezes é chato mesmo, é só desmarcar no canto inferior esquerdo a opção
ler na janela principal do Stardict.