Usar programas intalados pelo playonlinux usando outro usuário

Iniciado por nomade, 05 de Setembro de 2012, 18:12

tópico anterior - próximo tópico

nomade

Fala ae galera!

Andei meio sumido, mas to de volta.

Então, a questão é a seguinte. Tenho alguns jogos instalados pelo playonlinux e criei um usuário para meu filhos, mas o playonlinux cria uma pasta ".playonlinux" para cada usuário do PC, ou seja, os jogos só aparecem para meu usuário. Se eu colocar o conteúdo da pasta do meu usuário na desse usuário novo, os jogos ficam disponíveis, isso eu sei, mas isso ocupa espaço demais. Pensa só, ter dois Devil May Cry 4 e 2 Fallout 3 no PC... são quase 20GB desperdiçados, e isso é só um exemplo, tem muito mais jogos. Como fazer para ter os jogos funcionando em outro usuários em precisar duplicar os arquivos?

To queimando a cabeça aqui e não to achando um jeito...

Ubuntu Studio 22.04 LTS

thiagomiranda

Instala os jogos apenas no usuário dos seus filhos então uai. Dai só vai ter uma pasta playonlinux com os jogos. Só que se nesse caso você gostar de jogar tambem, vai ter que entrar no usuário deles hehe.  :D

nomade

São dois... é que eles ficam brigando aqui por causa dos gamesaves e alguns jogos que os geram automaticamente sem a possibilidade de salvar separado para cada gamer... a idéia é que cada um tenha a própria conta de usuário para acabar a briga. Apesar deles terem um PC no quarto deles, o meu é six-core e o deles dual-core, ou seja, o meu é mais potente, roda jogos melhores. No caso, tô deixando tudo no meu usuário mesmo, não faz diferença criar uma conta só para os dois dividirem, teria que ser uma para cada um.

Obs.: eu e minha esposa jogamos também... é um fato... hehehe
Ubuntu Studio 22.04 LTS

thiagomiranda

Haha entendi, mas é provavel que criar uma pasta compartilhada para cada usuário não resolva o problema dos saves, a não ser que esteja guardado numa pasta diferente.

Sera que talvez se você usar os comandos de chown e atribuir a pasta como pública para todos os outros usuários do sistema ela se resolva?
Tipo esse artigo aqui: http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito/ubuntu-perfeito-faca-voce-mesmo/compartilhando-a-mesma-pasta-de-videos-imagens-e-musica-entre-todos-os-usuarios/.

E quem dera eu tivesse só esse problema pros meus jogos hahaha, estou pelejando aqui para instalar Fallout 3 e sempre da algum problema diferente. Cheguei a conseguir rodar, mas quando fui dar load no meu save ele começou a travar e fechar e até agora ainda não consegui resolver  :-\
Quanto à tradução do gamevício eu ja até larguei mão hehe, nao funcioou de jeito NENHUM.

nomade

Cara, valeu vou tentar depois tornar a pasta pública. Agora, para carregar os gamesaves do fallout 3 será um problema, pois eu tive problemas com o gamesaves desse jogo até pra passar de um windows para o outro. Você terá que começar outro jogo mesmo.
Dou até uma dica, no momento do nascimento assim, como em outros momentos do jogo, onde você não controla o personagem só responde as perguntas, às vezes ocorre de ficar estagnado num ponto e parar de seguir com a história. Quando isso ocorrer é só dar "esc" para ir para o menu e depois voltar ao jogo que destrava e volta a seguir. Quanto a tradução da Gamevício, no meu PC pegou numa boa, mas não instalei pelo playonlinux, fui direto pelo wine, escolhi o diretorio para instalação manualmente e depois modifiquei o executável de inicialização do jogo para o da tradução da gamevício pelo menu de configurações do playonlinux. Funcionou. O problema que tenho às vezes é do jogo ficar sem som depois de certo tempo de jogo, ou depois de um uma cena de CG, como quando se usa o sistema VATS para atacar. Não é sempre que ocorre, mas é chatíssimo, pois o som só volta quando reinicio o jogo, porém quando eu tiver tempo vou futucar pra ver se resolvo isso.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

thiagomiranda

Consegui instalar a tradução diretamente pelo wine como você falou. Obrigado pela dica!
Vi que os videozinho em CG travam bastante também, dai resolvi fazer um dual-boot com windows 7 com apenas 80GB na partição só pra rodar os meus joguinhos sem grandes problemas. Vi que o wine precisa de um pouco mais de recursos também pra poder rodar os jogos né, devido a ter que traduzir as instruções pra outra que o linux possa entender.

;)

nomade

De fato, a melhor solução continua sendo o dualboot.

até!
Ubuntu Studio 22.04 LTS