Olá HerbertBJR,
Há dois meses atrás (sensivelmente), recomendei a alguém, que tinha uma configuração semelhante à sua, o Ubuntu 12.04. Peguei no computador, instalei e deparei-me com uma lentidão absurda! Ora, creio que estamos na mesma posição, certo? Bom então veja abaixo o meu veredito.
Você tem duas soluções: utilizar o UBuntu 10.04, que é muito estável, tem algum suporte ainda e é bastante leve; ou então utilize o último Ubuntu (Ubuntu 12.04), extremamente pesado, mas com a vantagem de ter um suporte enorme e ter todos os programas atualizados. A decisão depende do que procuramos, mas eu prefiro sempre ter o software todo atualizado com as últimas versões. Como o Ubuntu 10.04, apenas me mantem atualizado ao nível de segurança e não ao nível das últimas versões dos programas, então escolhei o Ubuntu 12.04. Como resolvi então o problema?
Bom, a primeira coisa que fiz foi inúmeras melhorias ao sistema, ou melhor fiz um filtro do que não interessava e simplesmente apaguei essas coisas. Aliás, aproveitei e utilizei as dicas apresentadas pelo Miguel Fonseca no link abaixo e ainda fiz algumas outras:
Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04O computador ficou rápido? Não! Infelizmente o Unity teimava em ser demasiado pesado para aquele pentium4 que já tinha mais ou menos 8 anos. Então resolvi instalar o maravilhoso e bastante estável XFCE! Instalei nesse mesmo Ubuntu e vi que era rápido. Sabe o que fiz? Instalei o Xubuntu 12.04.
Nunca o tinha utilizado mas conheci-a bem por ter já recomendado a muitas pessoas. QUando o instalei reparei que até conhecia pouco, ou melhor: reparei que eu não tinha noção de quão bom ele era! É bastante leve e permite ter visuais extraordinários na mesma! Veja por exemplo estes dois:
Passadas algumas semanas, durante algumas conversas que tive por causa desta situação do Ubuntu 12.04 com definições padrão ser muito pesado, descobri que se calhar a melhor maneira de ter um bom sistema era utilizar o referido aqui no tópico Lubuntu. Ora, uma dessas conversas foi com o Luís Cardoso que gosta muito de personalizar o UBuntu, em especial o super leve LXDE (Lubuntu). Então resolvi convidá-lo a fazer um artigo sobre um dos temas mais procurados (eu reparo nisso pelas visitas que recebo no UBuntued): o MacOS para Ubuntu, mas neste caso para o Lubuntu.
Ele fez e eu fiquei super surpreendido. Recomendo vivamente que veja o vídeo que ele produziu! Veja a fluidez do vídeo com a máquina que ele tem. A fluidez é superior à dos vídeos que produzo no meu UBuntu e o meu computador é bastante (!!) superior ao dele! O artigo sobre o tal tema é este:
Tema 88 – MAC OS X Lion Theme para o Lubuntu Bom, e agora você pergunta: mas você instalou o Lubuntu nesse tal Pentium4? Não instalei pois o Lubuntu apesar de ser super leve, se se quiser andar a brincar com ele (fazer personalizações) exige que se faça algumas pesquisas no Google. Não é nada de mais, mas para quem não tem inclinação para a informática, não é uma coisa agradável.
Como esse computador era para uma pessoa sem inclinações de informática, e como o Xubuntu estava perfeito, resolvi deixá-lo lá. Mas uma coisa era certa: com aquele tema do MacOS para Lubuntu ficava mais rápido e mais bonito!