É amigo, a coisa é dura.
Hoje o custo deles de hardware sobrepassa os limites. E o interessante é a estabilidade que então não está no sistema e sim no hardware.
Todos os maiores equipamentos gráficos (especialmente os alemães que são gigantescos e utilizam sistema computarizado para a impressão das 4 cores em uma só passada,vem com programas para mac e alguns tem para windows.
As partes de impressão do linux, inclusive o cups, a nível profissional, (ou pelo menos nesses equipamentos), é inexistente ou deixa muito a desejar. Assim que mesmo que o mac use gimp, ele não é usado na impressão profissional.
Eu tinha esperança de que colocassem o corel draw em linux, pois o mac tem um corel para eles. E se bem não é o programa mais profissional, a parte de impressão dele é muito boa.
O outro problema são as cores no gimp, se bem existem algumas tentativas, nenhuma delas deixa a parte de impressão nem semi profissional como é o corel.
O Inkscape ainda falta muito e difere demais na forma de encarar os processos de criação dos já utilizados. Ningueim pode profissionalmente usar unicamente esses programas. Eu uso muito o gimp, mas uso mais para webdesigner, inclusive criei sites em imagens com map, mas na hora de criar as galerias en dois cliques o photoshop faz por mim.
Esse é o problema no linux, se rompemos essa barreira proprietária o terreno fica plano.
E realmente o corel que roda em mac deveria ser facil de rodar em linux.
Por que não é assim?