Terça-feira, 01 de agosto de 2006 - 10h51
SÃO PAULO – A Novell decidiu não mais distribuir drivers Linux que não possuam o código-fonte aberto. A medida alinha a Novell com as recomendações da Free Software Foundation, que defende o uso puro de código-aberto em produtos Linux.
Com a decisão, os produtos Novell deixarão de acompanhar alguns drivers de vídeo desenvolvidos sob licença proprietária. A Novell, no entanto, disponibilizará em seu site os drivers para download, que podem ser feitos pelo próprio usuário.
Em comunicado assinado pelo vice presidente de produtos Linux da Novell, Holger Dyroff, a empresa afirma que “muitos desenvolvedores na comunidade Linux consideram que nossos produtos devem estar totalmente sujeitos aos termos da licença GPL”. Na mesma nota, Dyroff afirma que “em respeito a esta posição, a Novell adota uma política de distribuição compatível com a GPL”, diz.
GPL é a licença de software livre criada pela Free Software Foundation e atualmente sob processo de revisão pública. O movimento da Novell para restringir o uso de código proprietário teve inicio há alguns meses quando a empresa anunciou que o sistema Suse Linux 10 teria uma versão com código totalmente aberto, o OpenSuse.
Fonte: Info OnLine -
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082006/01082006-5.shl