Autor Tópico: Compiz deixou de funcionar no 11.10!  (Lida 5696 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Compiz deixou de funcionar no 11.10!
« Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2011, 18:57 »
Aqui tem algumas repostas:
http://askubuntu.com/questions/58172/how-to-revert-to-gnome-classic

Quem instalou do zero pelo cd ou dvd tem pasta home separada?
Se tiver a home separada alguns diretórios e arquivos da versão anterior entram em conflito  e tem de deletar algumas destas pastas.

Tive de fazer isso com o 11.04, pois na inicialização depois da instalação apareceu a tela só com wallpaper sem poder fazer nada, nem menu, nem panel.

Não instalei mais driver proprietário da Nvidia deixei com o driver da instalação com suporte experimental para placas Nvidia pois ao tentar instalar ficou só com interface texto. Tive de reinstalar o natty.

Coloquei o icon-fusion na inicialização com o metacity como gerenciador de janelas e GTK window decorator pois o emerald que vem no synaptic não funciona, tem de instalar um ppa e eu estou tentado evitar esse tipo de pacote, só uso o Ubuntu Tweak.

Nunca utilizei muito os efeitos do compiz pois nem consigo decorar as teclas de atalho e prefiro trabalhar com uma área de trabalho apenas. E quando coloquei o compiz como windows manager saiu da interface clássica do Ubuntu que eu aprecio para aquela do Unity,  com muitos travamentos e aplicativos do menu lateral que não funcionavam.  Foi necessário desinstalar o compiz para voltar ao normal e reinstalar com as configurações supracitadas do fusion-icon.

Tentei atualizar o java jre para a versão 1.6.0_27, mas não consegui que o firefox 7 encontrasse o java instalado. Instalei novamente o a versão 1.6.0_22. Ao instalar uma nova versão de java tem antes que desinstalar todas as versões anteriores e são vários pacotes, ainda assim o synaptic instala uma versão antiga no lugar e tem de desinstalar essa também.

A interface gráfica ficou muito instável a partir do 11.04, na minha opinião.

Se quiser mudar um som na inicialização ou colocar arquivos nas pastas do sistema de arquivos (que só se tem acesso entrando como root), tem de usar com extrema cautela o comando chmod para que os arquivos possam ser executados (como os dicionários do stardict adicionados na pasta /usr/share/stardict/dict).

Os comandos chmod e chown devem ser usados com muita cautela e de preferência seguindo um tutorial de origem confiável e atualizado caso a pessoa não entenda bem dos mesmos.

Tem muito programa do próprio synaptic que conflita com outros e causa alguns estragos consideráveis, cuidado ao instalar novos pacotes.

A firestarter mais fácil de configurar que a UFW não funciona mais a partir da versão 11.04 nem o stardict e outros pacotes mais antigos.

Acho  que a Canonical lançou muito cedo uma nova versão sem nem arrumar os problemas da 11.04 ou mesmo deixar que a comunidade usuária encontre soluções. Tem muito tutorial que só serve para versões mais antigas.

É provável que o 11.04 e 11.10 funcionem razoavelmente bem se não forem adicionados repositórios extras para instalarmos algum aplicativos como pacotes multimídia  e afins, que por questões legais a canonical não pode colocar nos repositórios oficiais. O Ubuntu deve ficar mais estável mas um pouco mais pobre em recursos. Bem, é de graça desde que que se tenha internet com uma banda larga disponível e não deveríamos reclamar, afinal tudo na vida tem um custo direto ou indireto. :-X

« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 19:19 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits