Faz já algum tempo que saiu a versão 6.06 "Dapper Drake" da famosa distro , ganhou prémios , foi alvo duma série de críticas positivas e agora os seus desenvolvedores partiram para a próxima release "edgy eft".
Como muitos devem saber o lançamento de novas versões do Ubuntu tem um espaço de 6 meses em sincronia com o lançamento de novas versões do GNU Object Model Environment (Gnome) , o "dapper drake" foi uma excepção tendo sido prolongado por mais 6 semanas , e para compensar esse facto a release 6.10 "edgy eft" terá um período de desenvolvimento inferior , e servirá como uma release instável que permitirá o teste de uma série de novas tecnologias.
A primeira alpha release do "edgy eft" intitulada knot 1 foi lançada ah pouco tempo , mas de forma a beneficiar de packages mais actualizadas decidi fazer o download de uma dailly build
aqui
1) Out of the boxAh cerca de um mês atrás experimentei uma dailly build do edgy eft sem grande sucesso devido ao facto de a minha radeon 9250 não ter sido posta em funcionamento com eficácia, desta vez tudo mudou , o xserver arrancou sem problemas , e internet , som , mount , etc... praticamente tudo funcionou out of the box.
Tive de fazer uma rapida alteração na configuração do teclado em
sistema » preferências » teclado de forma a poder usar correctamente todos os caractéres mas de resto não me deparei com mais nenhum problema a nível do hardware.
2) Packages A versão cujo download efectuei trazia o
Gnome 2.15.4 , o kernel
2.6.17-5 e o xorg 7.0.22 entre outras inúmeras packages que não vou mencionar , no entanto ja havia
277 updates dísponiveis , como estava a correr em modo live-cd obviamente não os instalei.
Algo que me supreendeu pela positiva foi o facto do
uname -r me ter revelado o uso da versão 686 do kernel em vez do 386 (não sei se outros kernels como o k7 e o smp estão ou não incluídos no cd), principalmente tendo em conta que eu começei uma discussão no fórum oficial acerca
do uso do kernel certo no edgy eft3) Test driveObviamente não teria graça nenhuma se me limitasse a olhar para o ambiente gráfico sem fazer nada , então decidi brincar um pouco
Começei por abrir o
add/remove programs e instalar o
xchat (apesar de correr em ambiente live a instalação funcionou perfeitamente), poucos minutos depois já estava a
vangloriar-me na netMas porquê ficar por aí , numa espreitadela pelo synaptic deparei-me com o clássico
beneath a steel sky dísponivel nos repositórios , visto que é o final do mês e ainda me restam uns bons gigas de tráfego para estourar lá decidi
instalar e qual a minha supresa quando
correu perfeitamente , indiscutívelmente uma killer app para old-school gamers.
Um kinder supresa escondido no ambiente gráfico (acedi ao menu layout para o tornar vísivel) era o
Gnome control center , apesar de ser apenas uma ligeira modificação em termos de layout juntamente com projectos como o slab pode significar uma revolução no look n feel do Gnome como o conhecemos.
Em termos de desempenho posso garantir que notei uma melhorias agradáveis no ambiente live comparando com o Ubuntu 6.06 , o que representa um bom começo.
Obviamente esta alpha release possui ainda um considerável número de bugs e até ao lançamento oficial em outubro ainda vai ser bastante polida , portanto se estiverem interessados em experimentar convém possuirem um bom leque de conhecimentos para conseguirem contornar os problemas com que se depararem.
4) Conclusão Esta mini-review do edgy eft foi feita num espaço de tempo muito curto , e obviamente não tive oportunidade de apronfundar muitos dos aspectos técnicos, portanto fiquei limitado a uma abordagem superficial e a tirar alguns screenshot´s.
Quando tiver oportunidade vou olhar mais atentamente para a evolução desta release.
Para quem quiser acompanhar a evolução do Ubuntu 6.10 , podem consultar o respectivo
calendário , e as
specs