Me considero novo no Ubuntu. Entrei nele pois não conseguia trabalhar com microsoft sem sofrer muito (textos, power point, músicas, vídeos) de tanto que travava ou funcionava lento e outros bugs. O meu primeiro foi o 9.04. Não instalei o 9.10. O 9.04 funcionava bem, pois nunca tive que procurar fórum por causa de bugs, somente ia aos fóruns para aprender a instalar e escolher melhorias nos aplicativos. Quando chegou o 10.04 comecei a notar que os desenvolvedores parecem que desejam trabalhar na Microsoft ou na Apple e entrar na onda das novidades da internet, isto é, a onda do mundo mercantilizador das tecnologias e de tudo que existe até o ar...
Digo isso porque a cada versão aparecem mais bugs, enquanto por outro lado as novidades se caracterizam por acessórios e interfaces que poderiam ser colocadas como opcionais e não como definidores de versão.
Um sistema bom deveria ser produzido de modo a ser seguro, estável, interface amigável e fácil para não especialistas, e com estética equilibrada, harmoniosa e possível de ser customizada. É isso que no meu modo de ver não é a principal preocupação dos desenvolvedores do Ubuntu atualmente.