Autor Tópico: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?  (Lida 7291 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Online: 05 de Outubro de 2012, 10:04 »
          Creio que na verdade essa seja até uma pergunta "clássica" sobre o processo de atualização do Ubuntu. Vamos lá: Utilizo o Ubuntu 12.04, e está tudo funcionando a contento, pouquíssimas falhas etc etc... Porém, tenho como característica não me sentir bem quando sai uma nova versão do Ubuntu e eu não a possuo, ou seja, fico "louco" pra fazer logo o processo de atualização e passar a usar a nova versão. Daí me veio a seguinte curiosidade: "Para o processo de upgrade é preferível que eu o faça utilizando por exemplo, um pendrive com o novo Ubuntu ou que eu apenas aguarde o aviso de atualização de versão no meu próprio sistema e assim o atualize"?

          Obs. Muitos me dizem que o mais "adequado" é "fazer do zero", ou seja, quando sair a versão estável (Ubuntu 12.10) eu o copio para um pendrive e instalo e (preferencialmente) NÃO atualizar o meu sistema só fazendo o download dos "novos pacotes" mudando o Ubuntu do 12.04 para o 12.10.

Ou seja, esse processo é de fato preferível que seja "do zero" mesmo em detrimento de atualizar quando avisado pelo sistema?

Valeu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:15 »
Ola

Ou seja, esse processo é de fato preferível que seja "do zero" mesmo em detrimento de atualizar quando avisado pelo sistema?

Respondo com outra pergunta:

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Leve em consideração:

1) Nivel de habilidades de quem vai fazer o upgrade.
Tem varios arquivos não padrão da distro instalados?
Não tem varios arquivos não padrão da distro instalados?

2) Faz backups regulares e estão atualizados?

3) Personalizou o sistema?

4) Tem muito espaço em disco?

5) Tem partição /home separada do sistema

6) Conhece o sistema?


Com isto resumimos a dois pontos:

1) Se não tem conhecimentos, faça back up e instale do zero

2) Se tem conhecimentos e fez backup e deu pau instale do zero


Numa maquina caseira, ou "familiar", qual a diferença ? O backup está preservado....

Este assunto é exaustivamente discutido neste forum.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:22 »
Minha sugestão: quando sair uma nova versão, crie uma máquina virtual e instale a nova versão nela, antes de atualizar sua máquina de trabalho. Assim vc se acostuma com o "jeitão" da nova versão antes de mudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:33 »
Excelentes observações... creio que no meu caso, como faço backups o tempo todo, inclusive tenho um HD externo que comprei somente pra esse tipo de coisa, então é preferível instalar do zero mesmo. Só criei esse tópico porque sempre achei estranho essa de a cada 6 meses instalar um novo sistema operacional em se tratando de Ubuntu. Mais enfim, lembro que há tempos atrás fui fazer uma atualização que o sistema me sugeria e então fiz o processo mais simples, só dei alguns cliques e a atualização começou, quando tudo terminou veio a minha surpresa, houve algum "erro" ou "defeito" que praticamente inutilizou meu micro totalmente. Sendo assim, faço a instalação no pendrive (que é um excepcional método de instalação do sistema) e depois instalo tudo do zero pra evitar aborrecimentos para um usuário que de fato faz jus ao nome "usuário", ou seja, só quero usar o Linux/Ubuntu e não ficar "lutando" com ele.
Enfim, valeu.

Obs. O 12.10 estável, sai quando mesmo? esse mês?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:36 »
Citar
...sempre achei estranho essa de a cada 6 meses instalar um novo sistema operacional em se tratando de Ubuntu...

Eu também acho estranho, e não faço isso. Sempre atualizei meus Ubuntus, desde que comecei a usar. A única vez que precisei instalar do zero foi quando fiz uma cag... operação mal sucedida, que detonou minha partição do sistema.

Hoje em dia eu uso o Kubuntu Lucid 10.04 em meu note pessoal. Só estou esperando um fim de semana sem muitos compromissos, pra atualizá-lo pro Kubuntu Precise 12.04. Online!!!

Mas quem manda na sua máquina é você. ;) ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:44 »
zekkerj conheço um pessoal da USP que os caras somente atualizam o Linux das máquinas dos laboratórios deles usando a internet mesmo, e isso desde 1996 (se não me engano) até achei incrível essa história... ! Só atualizam, daí veio o Ubuntu e eles colocaram a interface gráfica etc etc... porém, sempre somente fazendo a atualização sugerida de tempos em tempos sem nunca instalar a partir de um CD/DVD ou Pendrive. Ou seja, nada de recursos como "formatar a máquina para "poder" instalar um "novo" SO".

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:49 »
porque sempre achei estranho essa de a cada 6 meses instalar um novo sistema operacional em se tratando de Ubuntu.

Mas quem disse que isto é obrigatório?

Se o sistema funciona bem para quê atualizar?

Veja o exemplo do zekkerj:

Ele está na versão 10 e vai para a 12 só agora, depois dela bem testada e com muitos dos bugs corrigidos. Experiência é isto....

zekkerj conheço um pessoal da USP que os caras somente atualizam o Linux das máquinas dos laboratórios deles usando a internet mesmo, e isso desde 1996 (se não me engano) até achei incrível essa história... ! Só atualizam, daí veio o Ubuntu e eles colocaram a interface gráfica etc etc... porém, sempre somente fazendo a atualização sugerida de tempos em tempos sem nunca instalar a partir de um CD/DVD ou Pendrive. Ou seja, nada de recursos como "formatar a máquina para "poder" instalar um "novo" SO".

Eu sou da USP (Odontologia) e faço isto nas minhas maquinas...

Mas não tenho nada de ppa da vida instalado.

[]'s

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2012, 12:21 »
Tota tudo bem reconheço que não é "obrigatório" ter que atualizar porque saiu uma nova versão, porém, e até como comentei "é coisa minha, ainda que seja bobagem, mais tenho essa característica de querer atualizar na medida em que novas atualizações forem surgindo". Agora, uma coisa é certa, faço dezenas de alterações no sistema, instalo meio mundo de PPA's, vários efeitos, mil e uma bobagens que simplesmente gosto e até creio que facilitem minha vida. Motivo esse que deve ter como efeito o fato de que é preferível que eu instale tudo do zero pra evitar erros depois da atualização, pois normalmente, no meu caso, sempre da erro se eu não instalar do zero.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2012, 12:23 »
Citar
Se o sistema funciona bem para quê atualizar?

Tem uma hora que tem que atualizar, nem tanto pq alguma coisa não funciona, mas pq vc quer colocar algum programa ou funcionalidade nova, e esse programa exige uma versão que não está disponível pra sua distro.

Veja um caso que tive aqui no serviço: nós usamos o NMIS 4 pra gerenciar nossos servidores, switches, roteadores, etc. O servidor do NMIS é uma máquina SUSE Enterprise Server 10. Tudo funciona!
Pois bem, um dia eu fui tentar atualizar pro NMIS 8. Baixei o pacote, puxei um "rpm -Uvh nmis8.rpm" e... dependência não-satisfeita, pacotes A, B e C. Busquei os pacotes de dependência, estes pediram os pacotes D, E, F, G, H... e assim foi, até que simplesmente pediu pra atualizar o X.org. Aí eu joguei a toalha, decidi: NMIS 8, só quando puder atualizar pro SLES 11.
Mas mais cedo ou mais tarde vou precisar do NMIS 8, então mais cedo ou mais tarde vou ter que atualizar o sistema pro SLES 11, mesmo com tudo funcionando...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2012, 12:36 »
Mas é um servidor, não maquina doméstica como o apresentado.

Nisto ninguém é contrário. Servidor chega uma hora em que ele "espana", mas em casa....

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2012, 12:47 »
Em casa vc pode querer instalar um LibreOffice 3.3, um Firefox 15, um jogo... ;) ;D

Mas repito, quem tem que mandar na sua máquina é você. Isso é que deveria ser o lema do Linux: "Pq quem manda no meu computador sou eu".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2012, 13:36 »
Quase sempre a atualização online não funciona, tendo o usuário que formatar tudo e instalar do zero, isso a cada seis meses.

Muitos acham essa a solução ideal. Eu acho uma solução maluca e cansativa, nada agradável. Mas se é assim que tem que ser, que seja.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2012, 15:28 »
Quase sempre a atualização online não funciona, tendo o usuário que formatar tudo e instalar do zero, isso a cada seis meses.

Estou agora mesmo atualizando online uma maquina para o 12.10 por curiosidade.


Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2012, 15:49 »
eu terminei de baixar 0 12.04.1 essa semana,e pretendo usar ele até o término do suporte, mas veja qual a opção que voce queira,pois como disseram, quem manda é você.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu - Fazer CD ou Atualizar OnLine?
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:51 »
Estou agora mesmo atualizando online uma maquina para o 12.10 por curiosidade.

Pronto!!!

Tou com o 12.10 instalado, e não doeu nadinha....