Autor Tópico: Jogos extremamente lentos no meu xubuntu 12.04  (Lida 4135 vezes)

Offline portaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • Flavitu
Jogos extremamente lentos no meu xubuntu 12.04
« Online: 10 de Outubro de 2012, 18:45 »
Amigos há pouco tempo que uso um Xubuntu remasterizado chamado VOyager e antes já havia usado XUbuntu Xfce 12.04, mas neste novo Voyager os jogos que jogava no xubuntu andam muito mais lentos, já tentei desde remover xserver ati (apesar de o meu pc não ter drivers suportados da ATI tenho de usar os livres), configurar o xorg, etc e nada me resolve o problema de vez no entanto nos jogos em que se consegue se redimensionar a tela andam melhor mas mesmo assim nada que se pareça àquilo que era no passado.

Alguma ideia?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Jogos extremamente lentos no meu xubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2012, 21:00 »
Bom, vc usa ATI, e usa os drivers livres. Para ter um bom suporte aos recursos 3D da sua placa, vc precisa instalar os drivers proprietários. Os drivers livres não tem suporte à openGL, que acelera o processamento gráfico via hardware, logo tudo é processado via software no seu computador, ficando a placa de vídeo "ociosa". Pelo menos, aqui na minha placa onboard Intel, quando rodo emuladores sem o openGL, fica bem lento e perde desempenho.

Outro motivo de ficarem lentos, pode ser a questão do tamanho da janela do jogo. Quando roda em fullscreen, o computador trabalha mais para processar os gráficos, enquanto que em janelas menores, o trabalho é bem menor. Aqui no meu note, quando eu tento rodar o emulador de snes em fullscreen, fica bem lento, mas se eu mantiver a janela pequena, tipo 1x ou 2x, roda bem!
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !