Autor Tópico: X não abre após ativação de driver nvidia-update  (Lida 4602 vezes)

Offline niltonrbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Online: 16 de Outubro de 2012, 11:10 »
Ingenuamente, em Configurações do Sistema/Drivers Adicionais, cliquei num driver de atualização da nvidia para ativá-lo e ao reiniciar o PC não abriu o modo gráfico (servidor X). No PC tenho outro Ubuntu 12.04 instalado em outro HD (partição menor), funcionando normalmente. Tentei reinstalar o driver nvidia que ainda mantinha em Downloads, seguindo o Guia Geral Nvidia para Ubuntu, porém sem sucesso. Não estou querendo reinstalar o SO porque tenho muitas imagens ISO arquivadas. Se eu conseguisse acesso ao modo gráfico, mesmo em baixa resolução, bastaria ativar o driver (recomendado) em Drivers Adicionais. Como devo proceder para configurar um driver genérico, lembrando que minha MB Asus não tem vídeo on board?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2012, 11:18 »
Remova os drivers da Nvidia, Ctrl+Alt+F1 : $ sudo apt-get --purge remove nvidia-*
Reinicie o pc.
   
Usuário Linux- 449417

Offline niltonrbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2012, 12:22 »
Removi os drivers nvidia como sugerido e reiniciei o PC. Agora fica em tela preta e aparece a informação "sem sinal" no monitor.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2012, 13:42 »
Veja se funciona: sudo apt-get install xserver-xorg-video-nouveau
Reinicie o pc.
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2012, 13:56 »
Se o ambiente gráfico não entrar corretamente, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + Alt + F1 e digite o mesmo comando. Se quiser pode adicionar o módulo da nvidia também.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get install xserver-xorg-video-nouveau nvidia-current
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2012, 16:01 »
Removi os drivers nvidia como sugerido e reiniciei o PC. Agora fica em tela preta e aparece a informação "sem sinal" no monitor.
Verifique também a ligação deste monitor com o pc, veja se o cabo está corretamente conectado.
Usuário Linux- 449417

Offline niltonrbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: X não abre após ativação de driver nvidia-update
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2012, 17:14 »
O monitor funciona normalmente em outro Ubuntu instalado num outro HD, nessa mesma máquina, que vou atualizando a cada nova versão. O que está com problema é o que atualizo somente com versões LTS, num HD de 400GB. Graças ao Linux, consigo acessar os arquivos por meio desse Ubuntu "experimental de novas versões", cuja partição é bem menor. Como o monitor não recebe sinal, depois de algum tempo o led muda de cor indicando que está em stand by, mas mesmo desligando e ligando novamente a tela continua totalmente preta.

Meu filho sugeriu-me copiar o arquivo "xorg.conf", mas não sei como fazê-lo via Live CD ou pelo Ubuntu da partição menor. Acessando pelo Live CD consegui ativar o driver recomendado em Configurações do Sistema/Drivers Adicionais, mas tudo se dá na memória RAM. E ao reiniciar o PC...

Existe alguma forma de instalar o driver nvidia via Terminal do outro Ubuntu? Ou do Live CD?