Autor Tópico: comentário sobre instalação de pacotes no linux.  (Lida 9605 vezes)

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Online: 02 de Setembro de 2006, 21:05 »
ae galera,
um dia desses eu estava conversando com um amigo meu que testou o linux e não aprovou. Os motivos ? O mesmo de sempre, mas um que me chamou atenção e que eu até concordo. É sobre a instalação de pacotes no linux;

Os instaladores do Windows geralmente não vem com problemas de falta de alguma lib, mas o setup foi feito para facilitar a vida do usuário (avançar > avançar > avançar ....). Já no Linux não, o desenvolvedor do programa X espera que o usuário Y tenha as depedências XYZ para satisfazer o programa X.

Por que não colocar as depedencias junto ao pacote ?
Eu fui tentar instalar um jogo no meu ubuntu chamado The Mana World, tive um problema horrivel com a depedencia libguichan. Instalei todas as versões, fui no site do TMW, baixei e instalei a versão que o site indicava, porém nada!
Mas já o pacote de instalação do Windows foi sem nenhum problema  :-[
Por que não colocar essa depedência junta ao pacote .deb ?

Mas uma coisa que eu acho legal é o sistema de instalação via gerenciadores (synaptic)
tem uma lista enorme, marca e instala. Isso é simplesmente fantástico para um usuário banda larga, porém não para um usuário de net discada né ?

Queria saber o que vocês acham do meu comentario(concordam ou discordam)  ;D

esse tópico pode ser entendido como uma sugestão tambem  ;)

valeu!

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2006, 22:48 »
Bem, dizer que tudo no Windows não necessita de dependência não é totalmente correto.

Muitos jogos tem como dependência o DirectX e alguns programas possuem dependência daquele código da Microsoft, não lembro o nome.

De fato, no Ubuntu não há o problema de dependência tão marcante como pode haver em outras distros, mas aí eu já não posso opinar, pois ainda não usei outro Linux.

O Synaptic é ótimo para o usuário de banda larga mesmo e pode ser um suplício para o da net discada.

Mas disso advém a questão: O que não é um suplício nos dias de hoje para os que usam net discada?

Tudo bem, eles podem gravar ou obter em algum outro lugar o que eles precisam através de um cd, mas isso também dá para fazer em relação no Linux, portanto não creio que esse seja um bom motivo para malhar o lance das dependências.

E se formos levar em consideração esse argumento, as dependências acabam beneficiando as pessoas que utilizam conexão discada.

Explico-me:

Um usuário hipótetico de conexão discada já obteve através de outro download ou meio a dependência XYZ.

Muito tempo depois, resolve baixar um programa X que utiliza aquela dependência.

Quando for fazer aquele download, não perderá kbp/s baixando novamente aquela dependência (como ocorreria em um instalador estilo setup/windows), pois já a possui.

Dessa forma, irá baixar o dito programa bem mais rápido.

Darcamo

  • Visitante
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2006, 00:05 »
Comcordo com o rodrigo666.
Já pensou se todo programa que usa GTK fosse linkado estaticamente para não precisar que o usuário instale a biblioteca GTK? Ao invés de baixar um programa de 1Mb teriamos que baixar o mesmo com 5Mb, por exemplo. Só pela "suposta" comodidade.

Dependências são uma consequência da reutilização de software que existe no mundo Open Source.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2006, 06:20 »
minha opinião se difere dos 2 amigos a cima
vamos aos pokos... primeiro vamos ao logico:
os programas windows/linux necessitam de dependecias de pacotes para seus programas funcionarem no caso do windows são obrigados a colocar junto com o programa as dependecias,que ficam junto com o programa,se repetindo ou não.
ja no linux existe essa opção de colocar junto ou não (não é obrigatorio se fazer de um jeito só),muitos programas proprietarios e jogos diversos nativos para linux tem instalador com as dependencias que ele se instala sosinho tudo e fica um next next finish com apenas: ./arquivo,ou apenas 2 cliques

bem para você ter uma reposta sem puxar para lado linux ou windows é muito dificio,principalmente porque aqui todos adoram linux. mas para um usuario domestico novato em linux esse papo de dependencias é extremamente chato (falo por mim mesmo quando não sabia direito como era as dependencias).
eu prefiro mais programas que venham com instalador e ja coloquem tudo com um next next finish,mas o pessoal aqui vai me criticar dizendo que deveria ir pro windows intão... mas não tem nada ve,a facilidade de apenas abaixar e mandar instalar mesmo tu tendo abaixado muito mais é bem mais pratico

do que você ter que perder tempo a procura de malditas dependecias que muitas vezes você não pode instalar porque fazem conflitos com dependencias ja instaladas ou por simplesmente essa dependecia não tiver para sua distro.

para instalação da maioria dos programas é so da apt-get ou se for em .deb ele proprio procura as dependencias,mas vou dizer eu ainda prefiro abaixar o instalador com as dependecias que fiquem multiplicadas... espaço pra mim nunca foi um problema muito grande... mas vai a cada um tem gente que gosta outros não.. e tem uns que gostam mas como querem dizer que odeiam windows e diz que esses instaladores são idiotice...mas vai de cada um com suas ideias

t+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Darcamo

  • Visitante
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2006, 10:44 »
Pra mim instalar através do apt ou do synaptic é ainda mais fácil e cômodo do que procurar o arquivo na internet e depois ficar clicando em next, next, next (e muitas vezes ainda ter que procurar cracks depois, se for o caso).

Mas isso porque tenho banda larga e não preciso baixar o pacote no trabalho ou faculdade para instalar depois em casa.

Talvez basta que existisse uma ferramenta (talvez até um programinha simples para windows mesmo) que permita vc baixar um pacote e suas dependências, que seriam então compactadas em um único arquivo .tar de maneira transparente para o usuário. Depois, no linux, seria possível instalar no synaptic, por exemplo, a partir desse arquivo .tar.

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2006, 14:49 »
é, até que inventar um 'pacote familia' que vem tudo é meio furado  :-\

mas o problema é que o desenvolvedor espera antecipadamente que o usuario tenha a tal biblioteca ou saiba aonde baixar.

No caso do TMW, o desenvolvedor podia criar um 'setupzinho' que instala o tmw, e detecta se o usuario tem ou nao as depedencias e linka pra um link correto de download, pois até a libguichan que tem no repositorio do ubuntu nao serve :S

Ou até pode disponibilizar o 'pacote familia' que tem tudo que prescisa para o caboclo baixar

Offline Peter Parker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • O destino é inexorável.
    • Ver perfil
    • Kernel Panic!
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:00 »
O problema dos "pacotes família" é que se eu já tiver instaladas as bbibliotecas X, Y, e Z, eu terei que baixa-las novamente, gastando o meu tempo com o download.

 

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2006, 21:25 »
O problema dos "pacotes família" é que se eu já tiver instaladas as bbibliotecas X, Y, e Z, eu terei que baixa-las novamente, gastando o meu tempo com o download.

 

já que o download do pacote familia seria opcional, a vantagem é que se eu nao for usuario de net banda larga, ou se eu nao tiver a(s) biblioteca(s) x, y e z eu poderei baixar tudo de uma vez.

Lembrem-se que a ideia do 'pacote familia' não poderia ser aplicados a todos os pacotes, apenas para pacotes que encontrar as suas bibliotecas sejam dificeis, ou tenha muitas depedencias ..

boi

  • Visitante
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2006, 09:22 »
O desenvolvedor é quem decide de que forma vai disponibilizar seu software. No caso do software livre, geralmente se opta por distribuir apenas o código fonte, que pode ser compilado em qualquer sabor do Linux, bem como em outros sistemas operacionais, como os BSDs, Solaris, MacOSx, e à vezes até Windows. Isso dá menos trabalho para o desenvolvedor. O empacotamento é feito pelas próprias distros, ou por colaboradores. Debian, Ubuntu, Mandriva, Suse e outras têm pessoas responsáveis por esse empacotamento. Muitas pessoas também fazem empacotamento de softwares de forma independente, às vezes colaborando com o desenvolvedor, outras vezes mantendo um repositório próprio. No caso de uma distro, não tem sentido distribuir software que não seja pelo seu próprio sistema de empacotamento. No caso do desenvolvedor, ele pode distribuir pacotes já com todas as dependências, mas isso é mais difícil e trabalhoso, o melhor para o desenvolvedor é mesmo distribuir apenas os fontes e deixar para outros o trabalho do empacotamento. Isso já pode ser diferente no caso de empresas. O Opera, por exemplo é distribuído de várias formas, existem pacotes específicos para várias distros, mas também existe um pacote padrão, compilado estaticamente, que você pode instalar em qualquer sabor do Linux. Mas aí se trata de uma empresa, ela tem gente paga para fazer esse trabalho.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2006, 09:33 »
Citar
Eu fui tentar instalar um jogo no meu ubuntu chamado The Mana World, tive um problema horrivel com a depedencia libguichan. Instalei todas as versões, fui no site do TMW, baixei e instalei a versão que o site indicava, porém nada!
Mas já o pacote de instalação do Windows foi sem nenhum problema  Embaraçado
Por que não colocar essa depedência junta ao pacote .deb ?
Se o .deb que você pegou tivesse sido criado especificamente para o Ubuntu não teria nenhum problema (tal e qual o instalador para Windows).
A resposta à sua pergunta é simples, o Linux em uma estrutura modular onde a segurança/estabilidade do sistema é mais importante do que a facilidade de instalar um programa a partir do código fonte ou de uma forma genérica. O incluir das dependencias para alem de aumentar imensamente o tamanho dos pacotes significava tambem que qualquer correção na depedencia obrigaria a fazer actualização não só num pacote mas em TODOS os que incluissem esta dependencia.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:02 »
Citar
Se o .deb que você pegou tivesse sido criado especificamente para o Ubuntu não teria nenhum problema (tal e qual o instalador para Windows).

no site do tmw, tem um deb própio para o ubuntu dapper, e foi esse que eu instalei...

http://themanaworld.org/downloads.php

Offline Outrunner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2006, 11:17 »
Er... eu sei que o tópico é velho. Mas esse pacote também requer a libguichan0, eu nao sei onde encontrar, nao consigo abrir o site que está lá. Podiam ajudar please?
Ubuntu user: # 8559 Linux user: #432421

Offline Cyber Punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2006, 11:33 »
Er... eu sei que o tópico é velho. Mas esse pacote também requer a libguichan0, eu nao sei onde encontrar, nao consigo abrir o site que está lá. Podiam ajudar please?


http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?searchon=names&subword=1&version=dapper&release=all&keywords=libguichan0&sourceid=mozilla-search

Offline Outrunner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: comentário sobre instalação de pacotes no linux.
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2006, 11:40 »
Obrigado, vou tentar..
Ta a dar!!! Obrigadão.
Se bem que um bocado depois de estar a jogar o jogo saiu, com o erro:
Error: Animation: Could not find graphics/sprites/item010.xml!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 11:47 por Outrunner »
Ubuntu user: # 8559 Linux user: #432421