Autor Tópico: Ubuntu 12.10 extremamente pesado  (Lida 63166 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2012, 10:20 »
Linuser104, eu tinha falado isso que vc está passando no tópico do Ubuntu 12.10 beta, q trancou.

Não vem o Unity 2D, e não vem o Gnome Classic por padrão. Para mim isso foi burrice da Canonical, a pessoa vai testar o Ubuntu numa máquina virtual ou em um hardware mais velho, e não conseguirá rodar a contento. Pode dizer que hardware tem q acompanhar o software e bla bla bla, mas usuário comum não sabe dessas coisas. Para o usuário comum todo computador tem capacidade de rodar o processamento da Nasa, desde um 486 até um core i7.

Eu sei q os recursos do Unity 2D vão ser incorporados no Unity, de maneira q o sistema consiga rodar razoavelmente bem em um hardware mais modesto, mas eles podiam deixar pré-instalado o Gnome Classic logo. Se o Ubuntu percebesse que rodar pelo Unity seria complicado, ele automaticamente trocaria para o Gnome Classic. É tão simples de resolver isso, mas eles querem forçar amizade com o Unity... vai ser + 2 anos de dor no mínimo, até vir o próximo LTS.

Outra coisa em relação a rodar por máquina virtual: o Ubuntu não vem automaticamente com os Adicionais de Convidado do Virtual box, como o Linux Mint vem, logo ele vai tentar rodar todos os efeitos do Unity por software, e não por openGL (hardware). É por isso que roda tão lento em uma máquina virtual. Eu tentei rodar por VB, e fiquei com tanta raiva q desisti. Linuser104, talvez se vc instalar o ubuntu permanentemente na VB, e instalar os Adicionais de Convidado, talvez rode mais rápido.

Acho que a canonical deveria adotar 1 dvd com todas interfaces gráficas. Mais creio que isto não vai acontecer tão cedo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2012, 11:02 »
Movido para depoimentos.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2012, 12:11 »
vou testar o remix,
alguem comigo? ::)
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2012, 12:55 »
Linuser104, eu tinha falado isso que vc está passando no tópico do Ubuntu 12.10 beta, q trancou.

Não vem o Unity 2D, e não vem o Gnome Classic por padrão. Para mim isso foi burrice da Canonical, a pessoa vai testar o Ubuntu numa máquina virtual ou em um hardware mais velho, e não conseguirá rodar a contento. Pode dizer que hardware tem q acompanhar o software e bla bla bla, mas usuário comum não sabe dessas coisas. Para o usuário comum todo computador tem capacidade de rodar o processamento da Nasa, desde um 486 até um core i7.

Eu sei q os recursos do Unity 2D vão ser incorporados no Unity, de maneira q o sistema consiga rodar razoavelmente bem em um hardware mais modesto, mas eles podiam deixar pré-instalado o Gnome Classic logo. Se o Ubuntu percebesse que rodar pelo Unity seria complicado, ele automaticamente trocaria para o Gnome Classic. É tão simples de resolver isso, mas eles querem forçar amizade com o Unity... vai ser + 2 anos de dor no mínimo, até vir o próximo LTS.

Outra coisa em relação a rodar por máquina virtual: o Ubuntu não vem automaticamente com os Adicionais de Convidado do Virtual box, como o Linux Mint vem, logo ele vai tentar rodar todos os efeitos do Unity por software, e não por openGL (hardware). É por isso que roda tão lento em uma máquina virtual. Eu tentei rodar por VB, e fiquei com tanta raiva q desisti. Linuser104, talvez se vc instalar o ubuntu permanentemente na VB, e instalar os Adicionais de Convidado, talvez rode mais rápido.

Sergio não sou um usuário inexperiente no linux ou Ubuntu. Uso o VB para testar antes as versões do Ubuntu que pretendo atualizar ou mesmo conhecer novas distros e sempre ativo o adicionais para convidados em todas elas para ver o pleno funcionamento da distro linux, portanto sei "o caminho das pedras" com relação a configuração do VB. Sempre faço a instalação numa máquina virtual, não rodo no VB como se estivesse usando a ISO como um liveCD ok.

Com o Ubuntu como sistema virtualizado, eu tento primeiro instalar o adicionais para convidados dos repositórios (driver restrito algo assim) e caso não funcione, uso o do próprio VB.

O que estou espantado é que rodando o 12.04 32bits no VB tendo como hospedeiro o próprio Ubuntu 12.04 ou inferiores, ele roda muito bem e com o Unity 3D ativado, portanto não uso o Unity 2D nem no VB. Agora com essa nova versão do Ubuntu (12.10 32bits) nem com os adicionais para convidados e o sistema todo atualizado (sudo apt-get update e sudo apt-get dist-upgrade) o sistema roda num mínimo aceitável.

Pensei que seria algo relativo ao VB, pois ele passou do 4.1.alguma coisa para a versão 4.2 que foi uma grande atualização, então imaginava que seria culpa dele. Instalei novamente a versão  do VB 4.1.22 e continua a mesma coisa, até para digitação as letras vão aparecendo a prestação depois de alguns segundos pressionada a respectiva tecla, inviável isso.

Com as outras versões do Ubuntu via VB no próprio Ubuntu 12.04 como hospedeiro e usando  o Unity 3D nele, o hospedeiro,  usava apenas algo entre 700 - 800MB para memória ram da máquina virtual e rodava satisfatoriamente. Nesse ubuntu 12.10 nem colocando 1GB de ram para máquina virtual, melhora o desempenho.

Então o que quero dizer é que apenas na mudança de uma versão para outra (em 6 meses) o sistema ficou muiiiiiiito pesado. Não é como do Ubuntu 10.04 para o 12.04 que se houve um peso significativo é aceitável pela distância das versões. Não é o caso em questão.

Sempre ouvia alguns usuários comentarem sobre o Ubuntu estar pesado e achava exagero, pois com minha máquina modesta o sistema sempre ia bem, até o 12.04, agora sou obrigado a concordar com quem afirmava isso, entretanto somente agora para o Ubuntu 12.10 32bits.

PS: Sei que instalando o Ubuntu 12.10 32bits no HD não vai ficar lento assim como está no VB, mas certamente vai ficar mais lento que o Ubuntu 12.04 e portanto prefiro ficar no mais rápido já que as mudanças que pude verificar na lentidão não me agradaram em nada.

Ow louco cara, os adicionais de convidado já estão instalados...  :o

Eu nem tentei instalar na VB, perdi a paciencia rapidinho. Engraçado que se eu rodar o live-cd aqui, não fica tão pesado (tenho um core 2 duo e 4 GB de ram), fica até mais rápido ou quase igual ao 12.04. Então deve ser algum problema ou bug em relação ao VB, não sei se é o Ubuntu ou o VB que estão bugados.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2012, 03:18 »
vou testar o remix,
alguem comigo? ::)
Sim.
Vamos as primeiras impressões. Meu notebook um Lenovo G460 core i3 370M com 2gb de ram e o ubuntu gnome remix funciona com um pouco de lentidão ao abrir o nautilus e o ajuste do controle de brilho do display lcd está extremamente lento pra responder ao comando de teclas.
Reprodutor de filmes (Totem) e Rhythmbox não reproduz, mesmo com os codecs instalados, e me parece que o gnome remix não está otimizado.
O curioso é que o nautilus do gnome remix 12.10 é 3.4.2, mesma versão do 12.04.1 e consegue ser mais lento! Não sei se um upgrade do nautilus para 3.6 e kernel 3.6 resolva isso.


« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 03:21 por Ernesto »

Offline MaRCx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Separe PRIORY, essencial e descartável. Poizé UAI!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2012, 04:18 »
Acho que a canonical deveria adotar 1 dvd com todas interfaces gráficas. Mais creio que isto não vai acontecer tão cedo.
E você está certo. Assisti o papo de buteco #15 ao vivo (ante-)ontem. A Canonical lançará versão Ubuntu básica 700MB (CD padrão) e para completar o papo: "Existem países com internet precária e utilizam Ubuntu. Dependendo do país fica difícil baixar quase 5GB!! (...)"
Mas quem sabe, futuramente, começam a pensar em versão básica + recursos complementares em DVD 4.7GB.
Notebook: Inspiron 15 Intel Core i5-450M, 6GB DDR3-1333MHZ, 500GB 5400rpm.
Lei anti-Murphy: Se alguma coisa pode dar certo resultará melhor que o esperado em momento inesperado. EUREKA!!

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2012, 16:44 »
Acho que a canonical deveria adotar 1 dvd com todas interfaces gráficas. Mais creio que isto não vai acontecer tão cedo.
E você está certo. Assisti o papo de buteco #15 ao vivo (ante-)ontem. A Canonical lançará versão Ubuntu básica 700MB (CD padrão) e para completar o papo: "Existem países com internet precária e utilizam Ubuntu. Dependendo do país fica difícil baixar quase 5GB!! (...)"
Mas quem sabe, futuramente, começam a pensar em versão básica + recursos complementares em DVD 4.7GB.


Concordo, eles deviam deixar uma básica que vinhesse o S.O. e depois o cara ia baixando aos pedaços os componentes.

E outra robusta com todas funções e interfaces. No Brasil creio que a maioria do pessoal tem internet acima de 1 mb, somente uma minoria deve contar ainda com 300kbps ou 600kbps de conexão.

Problema do Brasil foi que a 3G expandiu e é ruinzinha de fazer download por ela.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline adolfotcar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #22 Online: 24 de Outubro de 2012, 21:49 »
o loko, desde que comecei a trabalhar com Linux resisti ao Ubuntu.
Instalei pela primeira vez agora o 12.10 e estou adorando!    =D
Há algum tempo (uns 3 ou 4 anos) que não tenho um hardware bom, eu usava o Conectiva e depois o Fedora, ambos muitos pesados. Até que fiquei um tempo no Windows 7. Intalei o Ubuntu e to achando um canhão! Até as ferramentas de desenvolvimento estão muito rápidas!
Meu note é um Amazon Core2Duo com 2GB de RAM só...e roda tudo bem! A única coisa que não deu pra fazer foi rodar o Windows 7 no VB, mas aí também eu sei que seria demais, o resto tá jóia!    =D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #23 Online: 24 de Outubro de 2012, 22:31 »
[...]
Meu note é um Amazon Core2Duo com 2GB de RAM só...e roda tudo bem! A única coisa que não deu pra fazer foi rodar o Windows 7 no VB, mas aí também eu sei que seria demais, o resto tá jóia!    =D

Tenho um computador com Duo Core E2160 (1,8 GHz), 2 GB de RAM 667 Mhz e uma nVidia GeForce 8600 GT DDR2 com 512 MB e consigo rodar o Win7 de 32 bits normal.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline adolfotcar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #24 Online: 25 de Outubro de 2012, 10:56 »
Citar
Tenho um computador com Duo Core E2160 (1,8 GHz), 2 GB de RAM 667 Mhz e uma nVidia GeForce 8600 GT DDR2 com 512 MB e consigo rodar o Win7 de 32 bits normal.

Acredito que a sua placa de vídeo esteja fazendo a diferença.   =(
Aqui eu rodo o Win 7 32 bits, dá pra eu trabalhar tranquilo no Windows mas tenho que fechar tudo no Linux...e se tentar fazer qualquer coisa no Linux com o Windows ligado fica arrastado....só pra saber: quanto de memória você deixou pro Windows?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #25 Online: 25 de Outubro de 2012, 16:41 »
-instalei o Xubuntu-12.10 numItautec-w7645 (dc+2gb/ram+160gb/hd)
-e  instalei o Ubuntu-12.10 num Itautec-w7535 (ci3+3gb/ram+320gb/hd)
-até o momento não tenho queixas qto ao desempenho

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #26 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:46 »
Citar
Tenho um computador com Duo Core E2160 (1,8 GHz), 2 GB de RAM 667 Mhz e uma nVidia GeForce 8600 GT DDR2 com 512 MB e consigo rodar o Win7 de 32 bits normal.

Acredito que a sua placa de vídeo esteja fazendo a diferença.   =(
Aqui eu rodo o Win 7 32 bits, dá pra eu trabalhar tranquilo no Windows mas tenho que fechar tudo no Linux...e se tentar fazer qualquer coisa no Linux com o Windows ligado fica arrastado....só pra saber: quanto de memória você deixou pro Windows?

950 MB de RAM e 128 MB de memória gráfica.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline kevs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #27 Online: 05 de Novembro de 2012, 15:38 »
Realmente, está muito pesado. estou rodando do hd, num core i3 com 4 gb de ram e 500 de hd. deixei 20 gb pra raiz, 50 gb pro home e 4 pra swap. e ainda assim pra digitar algo no menu as letras aparecem a prestação msm. e às vezes ele  dá uns lags sem motivo mesmo e em algumas ocasiões(raras) ele trava de vez. to pensando em mudar de distro,  to baixando algumas isos de outras distros e vou testar.

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #28 Online: 31 de Janeiro de 2013, 04:13 »
Infelizmente p 12.10 é mais lento mesmo. Numa maquina petium dual-core com 2g de ram, geforce gs8600 e hd de 500 a versão  12.04 lts voa e na 12.10 muito lenta...depois do login então...

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 extremamente pesado
« Resposta #29 Online: 31 de Janeiro de 2013, 07:28 »
Recomendo a 12.04.1 tem mais estabilidade e é mais rápida.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2