Autor Tópico: Atualização  (Lida 8181 vezes)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Atualização
« Online: 23 de Outubro de 2012, 14:54 »
Estou com o kubuntu 12.04 e esta funcionando muito bem. Será que vale a pena atualizar para o 12.10? Como era que se fazia para não instalar do zero?

Obrigado

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:15 »
No Kubuntu não sei te responder.

Mas é sempre aconselhável esperar algumas semanas antes de se fazer uma atualização para uma nova versão, porque no começo sempre tem bugs chatos e nem sempre o S.O. funciona a contento.

Mas se ainda assim desejar atualizar, pode ir pelo console e digitar:

Código: [Selecionar]
sudo do-release-upgrade -d
ou

Alt+F2 depois só colocar o comando

Código: [Selecionar]
update-manager -d

ou outra forma ainda:

Em um console em modo gráfico:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -d
Onde o parametro "-d" daria a opção de "baixar somente" sem instalar nada e, se falhasse o download recomeçaria de onde parar e tão somente quando estive completada esta operação. Depois pode-se usar os seguintes comandos, individualmente:

Código: [Selecionar]
Ctrl+Alt+F1
Digita o seu nome de login dê <Enter> digite sua senha e <Enter> novamente.

Depois digita um de cada vez:

Código: [Selecionar]
init 3
apt-get dist-upgrade
apt-get clean
init 5 && exit
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 15:20 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:47 »
Muito obrigado, espero que seja isso para o kubuntu, mas vc tem razão; vou esperar uns dos meses antes de atualizar.

Obrigado

Offline EwertonNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:53 »
Minha opinião:

Pra que mexer em time que esta ganhando?

Você mesmo disse que seu sistema esta rodando legal, assim acredito que seria interesante utilizar o 12.04 até que o 12.10 esteja mais estável possível.

Eu mesmo utilizo o 12.04 LTS e não tenho pressa para fazer a troca para uma versão mais atualizada já que o suporte desta versão vai ate 2017.


Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2012, 06:49 »
Entendo. Algumas vezes vem novidades e atualizações de programas que não estão no anterior; mas esta vez exepto o broffice, que seja dito de passo parece que tem um bug, não vejo motivos para a troca imediata.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2012, 16:25 »
Eu atualizei o meu 12.04 para a versão 12.10. Funcionou normalmente aqui. Demorou várias horas, pois o updater baixa uns 2 GB de arquivos. Baixar os arquivos foi rápido na banda larga (mais ou menos uma hora), o demorado foi a instalação em si que levou 4 horas.

De fato foi bem menos trabalhoso que instalar do zero e depois instalar os progamas.

Como eu nunca havia atualizado de uma versão para outra, resolvi experimentar (arriscar seria a melhor palavra). Deu tudo certo. Não há praticamente nenhuma diferença ou bug que eu tenho notado. Entre as poucas mudanças que percebi até agora são a nova tela de login, um bug do libreoffice corrigido relacionado ao tema oxygen, atualizações de alguns programas, como o TexLive, que agora está na versão 2012.

Houve uma melhora geral de performance.

A grande vantagem foi poder ter uma nova versão do ubuntu sem precisar reinstalar os programas do zero. Todo sistema está com as mesmas configurações que eu deixei e super atualizado.

A desvantagem é que estou com uma versão que não é LTS... e cujo tempo de testes é menor, e que em curto prazo vai ser substituída...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2012, 10:09 »
[...]

Todo sistema está com as mesmas configurações que eu deixei e super atualizado.

[...]

Para manter as configurações da versão anterior basta apenas não formatar a partição [/home]. Ou então, pelo menos, não deletar as pastas começadas com um (.) na partição [/home], tendo como exemplo, a pasta .adobe
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:25 »
[...]
Todo sistema está com as mesmas configurações que eu deixei e super atualizado.
[...]
Para manter as configurações da versão anterior basta apenas não formatar a partição [/home]. Ou então, pelo menos, não deletar as pastas começadas com um (.) na partição [/home], tendo como exemplo, a pasta .adobe


Dessa forma da problema. Já fiz varias vezes, instalei o novo sistema e deixei o /home sem formatar; mas depois o sistema não pega tododos o programas que eu tinha e tenho que baixar tudo de novo.

Parece que atualizar como o amigo falou seria a opção.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:32 »
[...]

Dessa forma da problema. Já fiz varias vezes, instalei o novo sistema e deixei o /home sem formatar; mas depois o sistema não pega tododos o programas que eu tinha e tenho que baixar tudo de novo.

Parece que atualizar como o amigo falou seria a opção.


A partição [/home] ficam os arquivos ocultos de configurações dos aplicativos [por isso iniciam com um (.)]. Os aplicativos ficam instalados na partição raiz (/). Se você formata a partição raiz, faz-se necessário reinstalar os aplicativos que não vem instalados por padrão no Ubuntu.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:36 »
Os arquivos ficam no var/apt/archive e se instalo do zero tenho que formatar. Por isso a faze de atualizar se sai bem pode ser desejável. Mas também posso copiar todos os pacotes e transferir para o novo sistema. Ele vai atuar como se fosse descer tudo, mas os pacotes que estão ali ele não desce e a coisa é um pouco mais rápida.

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 22:23 »
Prefiro instalar do ZERO mesmo, tava usando o openSUSE que por sinal muito boa distro mas tive problema com o GRUB então decidi migrar para o kubuntu 12.10  e tô muito feliz com ele tive que instalar poucos programas só isso e mais nada. Viva o KDE!

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 06:53 »
Eu estou com o kubuntu 12.10 atualizado do anterior.

Claro que para pasar de uma distro a outra vc terá que instalar do zero.

Abraços