Eu atualizei o meu 12.04 para a versão 12.10. Funcionou normalmente aqui. Demorou várias horas, pois o updater baixa uns 2 GB de arquivos. Baixar os arquivos foi rápido na banda larga (mais ou menos uma hora), o demorado foi a instalação em si que levou 4 horas.
De fato foi bem menos trabalhoso que instalar do zero e depois instalar os progamas.
Como eu nunca havia atualizado de uma versão para outra, resolvi experimentar (arriscar seria a melhor palavra). Deu tudo certo. Não há praticamente nenhuma diferença ou bug que eu tenho notado. Entre as poucas mudanças que percebi até agora são a nova tela de login, um bug do libreoffice corrigido relacionado ao tema oxygen, atualizações de alguns programas, como o TexLive, que agora está na versão 2012.
Houve uma melhora geral de performance.
A grande vantagem foi poder ter uma nova versão do ubuntu sem precisar reinstalar os programas do zero. Todo sistema está com as mesmas configurações que eu deixei e super atualizado.
A desvantagem é que estou com uma versão que não é LTS... e cujo tempo de testes é menor, e que em curto prazo vai ser substituída...