Autor Tópico: Como recuperar arquivos de hd formatado (NTFS) com Ubuntu  (Lida 13970 vezes)

Offline Gaby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como recuperar arquivos de hd formatado (NTFS) com Ubuntu
« Online: 06 de Abril de 2011, 22:25 »
Olá gente!

Estou com um problemão e gostaria de contar com a ajuda de vocês. Ficarei muito agradecida se puderem me auxiliar nessa hora tão difícil que é a perda total de seus arquivos, alguns meses depois de lidar com a perda de todos os backups...

Vamos lá: Eu formatei por engano a partição errada do meu HD (!?) já que precisava trocar de sistema operacional (de Ruindows 7 para Ruindows XP , preciso dele para rodar com perfeição o programa com que trabalho >.< ) Esse computador estava novinho e eu instalei o Win7 e como a minha velha máquina com Ubuntu precisava ser formatada por excesso de coisas e de programas inúteis (Meu hd de 80 estava explodindo) resolvi copiar todos os meus arquivos para a máquina nova para ficar mais fácil (sem ter que gravar inúmeros DVDs). Só que depois de ter colocado a máquina nova pra funcionar com o 7, descobri que o programa que preciso não funciona no 7, só no XP e pra abreviar a história, na hora da instalação devo ter selecionado a partição errada, ou qualquer coisa do gênero (o HD de 500 já estava devidamente particionado) e agora além de ter perdido todos os meus arquivos, está dando erro de boot no XP e eu não sei o que fazer.

A minha dúvida principal é se é possível eu fazer a recuperação dos arquivos usando o Ubuntu ou se é melhor instalar um windows no meu outro HD e tentar fazer a recuperação pelos programas de recuperação do windows, já que a partição que preciso recuperar é NTFS... e eu também gostaria de indicações de programas que fazem isso, porque existem vários deles, mas como nunca usei nenhum, não faço a menor idéia de qual seja melhor.

Por enquanto eu não tentei nada, estou com medo de fazer bobagem e perder a última chance de recuperar meus arquivos.

Me ajudem por favor!!!


Muito Obrigada.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como recuperar arquivos de hd formatado (NTFS) com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2011, 22:42 »
Ola

Em primeirissimo lugar, de o boot com o live cd do Ubuntu, escolha testar sem instalar.

Depois do boot, procure os seus dados.

Como o live cd usa a memoria ram apenas, nada vai ser feito em seu hd.

Entre em terminal e poste o resultado de
Código: [Selecionar]
sudo fdisk - l com "ele" minusculo.

[]'s

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como recuperar arquivos de hd formatado (NTFS) com Ubuntu
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2011, 22:46 »
Minha dica é usar o TestDisk (da para usar pelo live cd do Ubuntu)

Offline Gaby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como recuperar arquivos de hd formatado (NTFS) com Ubuntu
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2011, 23:16 »
Nossa! Agora fiquei surpresa! Achei os meus arquivos!!! Sá não faço idéia de como eles sobreviveram.... Ou se apenas a letra da partição foi alterada, apesar que quando abri o XP pela primeira vez, lá no gerenciador do Disco aparecia a partição que antes estava com o 7 como sendo a que o sistema xp estava instalado e a outra vazia...o resto do hd estava não-particionado....

Eu já tinha entrado pelo liveCD antes, mas não tinha encontrado nada....olhei as pastas, entrei na Documents and Settings e estava vazia...aí o desespero foi tanto que resolvi recorrer ao fórum antes de terminar de fazer a m****

Agora entrando pelo LiveCD de novo estou vendo que está tudo certo....depois as pessoas me perguntam porque que eu não uso Windows....ele briga com sigo mesmo....não dá pra entender...

Obrigado gente e desculpe o transtorno....


"Usuária do Ubuntu desde a versão 7.10 com muito orgulho!"
« Última modificação: 06 de Abril de 2011, 23:18 por Gaby »

Offline gersonpereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como recuperar arquivos de hd formatado (NTFS) com Ubuntu
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2012, 16:19 »
Minha dica é usar o TestDisk (da para usar pelo live cd do Ubuntu)


Eu preciso acessar alguns arquivos da outra participação do meu HD, eu não manjo quase nada de Ubuntu, nem informatica... Você poderia me orientar basicamente como usaria esse programa?

Obrigado!

Boa tarde!