Autor Tópico: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.  (Lida 9083 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Online: 30 de Julho de 2008, 19:58 »
Código: [Selecionar]
[code]TUTO POR UCASTROPara quem tem problemas com Compiz e prefere como eu instalar o drive do próprio fabricante. Siga as dicas passo-a-passo que não haverá erros.

0. Instale primeiro um "um editor" que usaremos quando o sistema gráfico deixar de existir e o sistema ficar apenas como um terminal:
Código:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install mc
1. Instalar as dependências necessárias para conseguirmos instalar o drive do fabricante.
Código

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential gcc gcc-3.4 alien make linux-headers-`uname -r` xserver-xorg-dev
(os caracteres entre a expressão “uname -r” são crases e implicam na instalação do pacote para o kernel atual)

2.Remover os pacotes antigos do driver nvidia:

Código:

Código: [Selecionar]
sudo rm /etc/init.d/ nvidia-*
Código: [Selecionar]
sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-kernel-common
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Nota este último vá alterando remova o nv escolha vesa e vá escolhendo uma tonelada de opções teclado, monitor, etc..não fique com receio.

3. Baixem o instalador dos drivers da Nvidia no site da mesma, de acordo com sua placa, fx, 6000,8000...: Por exemplo a minha placa de vídeo é fx5200 quando baixei do site da nvidia era fx série 5.
Acesse o site:
Código: [Selecionar]
http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-usNota:Verifique onde o pacote será salvo, exemplo no /home/seuusuário ou /home/seuusuário/Desktop ...

OBS: A PARTIR DE AGORA IMPRIMAM OU ANOTEM OS PASSOS SEGUINTES, VISTO QUE, PERDEREMOS A PARTE GRÁFICA E FICAREMOS SÓ EM MODO TERMINAL SÓ NO BREU (ESCURO) SEM FRESCURAS.

4. Vamos parar o Gdm e entrar num console:
Código:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm stop
5. Pressione CTRL+ALT+F1, logue como usuário comum, tipo na primeira linha digite o nome de seu usuário e na segunda a senha.


6. Entre no diretório onde foi salvo o arquivo instalador da Nvidia. Lembrou que mandei guardar o caminho.
No meu caso  como exemplo o pacote foi salvo no Desktop. Então digitei:
cd /home/meuusuário/Desktop

Se tiver salvado na Pasta Pessoal:
cd /home/seuusuário

7. Para enxergar o arquivo nvidia e seu nome digite:
Código:
Código: [Selecionar]
ls
8. Vamos torná-lo executável:
Código:
Código: [Selecionar]
sudo chmod +x [b]nome_do_driver.run[/b]
Uma dica é quando for digitar a primeira letra do drive tem que ser exata tipo se é maiúscula ou minúscula e depois de digitar a primeira letra basta clicar na tecla tab que ele completará o nome do driver.
No meu caso ficou assim:
sudo chmod +x Nvidia-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run (só um exemplo)

9. Agora vamos instalá-lo:
Código:
Código: [Selecionar]
sudo sh ./nome_do_driver.run
No meu caso ficou assim:
sudo sh ./Nvidia-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run (só um exemplo)

IMPORTANTE: Demora um pouquinho instalação do driver, em todas as perguntas responda "sim", menos na que ele diz que não tem kernel compilado no sistema e quer acessar o site Nvidia para baixar um é fácil saber porque é a única janela que aparece uma url com endereço de internet nesse clique em "não".

10. Vamos editar o arquivo "linux-restricted-modules-common" para isso iremos usar o "mc" que instalamos:

Código: [Selecionar]
sudo mcedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
11. Na última linha do arquivo troquem DISABLED_MODULES="" por DISABLED_MODULES="nv" para navegar no mc basta ir com o cursor. Para salvar a alteração use o F2 e grave depois o F10 e saia do editor.

12. Reiniciando o sistema:
Código:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm start
13..Se tudo der certo ele ficará com a aparência normal que você está acostumado.


14.Após isso não mexam no gerenciador de drivers restrito do Ubuntu para não desconfigurar todo esse trabalho.[/code]

Melhor site onde sugere como instalar drive da nvidia é o site do próprio ubuntu. Tem um MANUAL PARA INSTALAR NVIDIA só que está em inglês.

https://help.ubuntu.com/community/NvidiaManual
« Última modificação: 30 de Julho de 2008, 23:24 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 20:05 »
Pode ser falta de atenção minha, mas já tinha um tempo que não observava um tuto seu ucastrobr, e vou dizer que já indiquei seus links aqui para muitos usuários.

Parabéns por mais este texto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 20:24 »
Clcampos faz tempo que não posto mesmo um tuto. Você até mudou de avatar... Vai para o guinness o livro dos recordes com 6.059 mensagens.
O fato de estar participando pouco é que estou estudando um pouco de java e está sobrando pouco tempo. Mas tenho o feed do fórum do ubuntu e sempre vejo algumas dúvidas dos usuários.Esse tuto acima é simples para pessoas mais experientes, mas para os novatos que não pára de perguntar as mesmas coisas como drive de vídeo, compiz...é melhor fazer um tutorial.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 20:25 »
vc pode ate usar o meu, pra ficar mais completo:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18891.msg101983#msg101983

abraço.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2008, 22:21 »
Melhor site onde sugere como instalar drive da nvidia é o site do próprio ubuntu.
https://help.ubuntu.com/community/NvidiaManual


Tinha pego essa sugestão que sempre uso no guia do hardware no tempo que ainda era o Beryl, mas dá para usá-la ainda só que sem baixar os pacotes do beryl porque está ultrapassado. Queria saber quem são os usuários do fórum ubuntu que ajudou no link abaixo.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/aiglx-beryl-nvidia/

Obrigado Wolverine pela sugestão, bom blog o seu.


« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 17:54 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Chupeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2008, 10:51 »
tenho uma placa gráfica geforce fx 5600xt.

fui ao site da nvidia à pouco e os drivers ais recentes para a minha placa são: NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1.run

já os tenho mas quando tento instalar dá sempre o erro do kernel-source e quê...

ia tentar este tutorial mas dá-me erro logo no primeiro comando.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install mc

A Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote mc

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2008, 15:48 »
Chupeta, o comando "sudo apt-get install mc" é apenas para instalar o editor de texto mc, você pode usar outro se quiser, você pode usar nano que é bem fácil de usar ou vim que é muito poderoso mas difícil de usar. Outra coisa, o seu problema deve ser por falta  do repositório que tem este programa. Para isso vá no menu sistema, Administração, Gerenciador de pacotes Synaptic, você chamá-lo pelo terminal com o comando "sudo synaptic", quando o programa abrir vá em configurações, repositórios, na primeira aba deixe marque todas as opções, a opção código fonte pode deixar desmarcada, depois clique no botão fechar, clique em recarregar ou as teclas CTRL-R.

Offline Chupeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalando o drive da Nvidia do site da fabricante na mão.
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2008, 13:38 »
Ya ja consegui instalar :)

Já ta tudo a funcionar perfeitamente ;)