Autor Tópico: Iniciando muito lentamente  (Lida 2767 vezes)

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Iniciando muito lentamente
« Online: 27 de Outubro de 2012, 00:53 »
Olá, linuxistas!
Meu notebook é novo, comprei em junho, Samsumg rv411, tem 320 gb, 2gb de memória, estou usando apenas 50 gb. Ele está com o Ubuntu 12.04, atualmente só estou com o Gnome 3 (com tema Elementary), os outros ambientes removi. Há alguns dias atualizei o kernel, primeiro para 3.4, logo em seguida descobri que tinha o 3.6 (32 bits pae) e reatualizei removendo os antigos. Sempre faço atualizações e "apt-get autoremove", removo pacotes orfãos com Remove Orphaned Packages.
Ele está iniciando com mais de 1 minuto!, tá pior que o Windows!! Essa lerdeza é só para iniciar.
Procurei solução, mas nada me serviu. Instalei o Boot-up Manager mas não sei mexer. Eu quero uma iniciação super-rápida.
O que posso fazer?

Muito obrigado.

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Iniciando muito lentamente
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2012, 10:21 »
O que fiz:

- Desinstalei o Zeitgeist;
- Troquei o Swap pelo zram;
- Mudei o valor do swap/zram de 60 para 10;
- Desinstalei novamente o preload.

Está iniciando alguns segundos mais rápido, mas ainda muito lento, acima de 1 minuto. Será que é porque atualizei o kernel para 3.6 pae ao invés de non-pae?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Iniciando muito lentamente
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2012, 10:23 »
Olá Zukko. ;D

Inicie sua máquina com as opções "nosplash noquiet" e tente observar qual é o sub-sistema que está atrasando sua inicialização.

Sobre o kernel PAE ou não-PAE, se vc não tem mais de 4GB de RAM, não precisa da opção PAE, apesar dela ser padrão para a instalação do sistema, hoje em dia.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Iniciando muito lentamente
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2012, 23:30 »
Olá Zukko. ;D

Inicie sua máquina com as opções "nosplash noquiet" e tente observar qual é o sub-sistema que está atrasando sua inicialização.

Sobre o kernel PAE ou não-PAE, se vc não tem mais de 4GB de RAM, não precisa da opção PAE, apesar dela ser padrão para a instalação do sistema, hoje em dia.

Oi, Zekkerj.
Obrigado por responder.

As mudanças que tentei não surtiram efeito.
Como faço para iniciar minha máquina com opções "nosplash noquiet"? Meu conhecimento não é tão avançado. Entrei na BIOS e não encontrei nada relacionado.

Como mencionei no primeiro poste, meu notebook tem 2gb de ram, e como é um notebook relativamente bom, optei pela opção PAE.

Obrigado mais uma vez.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Iniciando muito lentamente
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2012, 02:23 »
Hmm. Esqueci de avisar que essas opções têm que ser passadas na carga do GRUB. Isso pode ser feito de dois jeitos: um é interromper o boot (segurando as duas teclas shift antes do boot, se não me engano), de forma que o menu do Grub seja exibido.

Depois, selecione a entrada padrão do Ubuntu e aperte "E" para editá-la. Na tela que vai abrir, há duas linhas; a primeira é relativa aos parâmetros do kernel, e é onde estão os termos "splash" e "quiet", que vc deve alterar p/ "nosplash" e "noquiet". Depois de alterar, aperte ENTER e "B" para bootar com os parâmetros alterados.
Essa alteração não é permanente; no próximo boot volta ao normal.

A outra forma é editar o grub com o sistema rodando, alterando o arquivo /etc/default/grub. Lá há uma linha

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Vc vai fazer as mesmas alterações aqui, e depois usar o comando "update-grub" para aplicá-las. Essa alteração fica fixa no boot até vc desfazê-la.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Iniciando muito lentamente
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2012, 09:14 »
Oi, Zekkerj.
Alterei pelo grub. A tecla para reiniciar é F10 e não mais ENTER e B...
Não cronometrei mas parece que foi bem mais rápido o iniciar.
E agora, o que faço? Você tinha dito para observar "qual é o sub-sistema que está atrasando sua inicialização", não consegui perceber. Isso é depois que faço as alterações?
Enquanto isso vou testar mais vezes, prestar mais atenção.

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Iniciando muito lentamente
« Resposta #6 Online: 17 de MAR?O de 2013, 20:10 »
Volte ao original e observe... pode ter sido alguma atualização que corrigiu o seu problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D