tenho algumas duvidas sobre os jogos da steam para linux
1. os jogos são portados ou rodam via wine
2. alguns jogos vem pre-configurados pra utilizar o controle do xbox pra pc, alguem no linux conseguiu utilizar o controle
3. se você compra a versão pra linux se ela é via wine você também. pode instalar no windows.
1- Os jogos são portados, tanto que o Gabe Newell já disse que os jogos da Valve estão rodando melhor no Ubuntu que no Windows.
2- Os joystics USB são totalmente suportados. (se você instalar pelo synaptic o joy2key você pode usar o joystic até pra interagir com a área de trabalho).
3- Você compra o jogo versão pra linux, não roda pelo wine, é nativo. Agora se você usa sua conta Steam no windows também e quer poder usar os jogos no Windows, é melhor se informar com o próprio suporte do Steam para saber se pagar para uma plataforma lhe dá o direito de ter o jogo no Steam em qualquer plataforma em que a versão do jogo esteja disponível. Eu acho que tem, pois quando você ativar a conta num windows, o Steam vai verificar seus dados e na sua biblioteca os jogos começaram a serem baixados (na versão nativa da plataforma que você está usando e de acordo com a disponibilidade para ela, é claro) mas não posse lhe dar certeza. Eu sei é que a biblioteca de jogos para Linux conta por enquanto com 20 e poucos títulos. Mais virão ainda.