Autor Tópico: Organizacao de programas no HD  (Lida 4023 vezes)

Offline jrrhack

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Organizacao de programas no HD
« Online: 04 de Setembro de 2006, 18:04 »
Olá

Hoje eu notei que meu HDA1 está ficando cheio, entao eu gostaria de saber umas coisas:

Há alguma maneira de eu mover todos os programas instalados para outro HD?  (HDC2)

Existem alguns programas instalados em /home e outros instalados como root como eu gerencio eles?

Alguns programas eu instalei baixando e rodando $./configure ou $make install eles ficam todos registrados no synapse? Como faço para remover esses programas caso eu queira?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Organizacao de programas no HD
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2006, 18:36 »

Citar
Há alguma maneira de eu mover todos os programas instalados para outro HD?  (HDC2)
Só copiando a instalação completa do sistema ou então copiando os arquivos, verifica  a pasta /var/cache/apt/archives/ tem aí todas as actualizações e pacotes instalados após instalação do sistema.

Citar
Existem alguns programas instalados em /home e outros instalados como root como eu gerencio eles?
Não existem programas instalados em /home, se existem foram mal instalados, os unicos programas que podem aí estar são os de Wine no .wine.

Citar
Alguns programas eu instalei baixando e rodando $./configure ou $make install eles ficam todos registrados no synapse? Como faço para remover esses programas caso eu queira?
Deve evitar instalar programas a partir do codigo fonte para evitar estes problemas, o make install não registra nada no synpatic, para isso seria necessário utilizar o comando: sudo checkinstall make install para gerar os pacotes antes de instalar.
Agora não tem como identificar os programas que estão instalados.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline jrrhack

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Organizacao de programas no HD
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2006, 22:04 »

Citar
Há alguma maneira de eu mover todos os programas instalados para outro HD?  (HDC2)
Só copiando a instalação completa do sistema ou então copiando os arquivos, verifica  a pasta /var/cache/apt/archives/ tem aí todas as actualizações e pacotes instalados após instalação do sistema.

Putz isso quer dizer que o meu HD necessariamente deve ter espaco suficiente para todos os programas mais o sistema? E, se no caso eu queira instalar mais programas, preciso comprar um HD maior e mover todo o sistema para este novo HD? Ou existe alguma maneira de configurar o Linux para utilizar outro HD como complemento do primeiro?

A minha configuração é de 3 hds, sendo um de 40gb e dois de 80gb, o sistema está no HD de 40gb, somente sistema dividido 10gb para windows, e o resto para linux e swap. Sendo que nos outros HDs eu guardo arquivos de trabalho e o terceiro HD arquivos multimedia e imagens.

Citar
Existem alguns programas instalados em /home e outros instalados como root como eu gerencio eles?
Não existem programas instalados em /home, se existem foram mal instalados, os unicos programas que podem aí estar são os de Wine no .wine.

Apaguei esses dias o diretorio /home/user/cxoffice e o crossoffice parou de funcionar... nao sei o que ele gravou ali, mas a questão é sempre que for instalar programas é recomendado executar a instalacao em ROOT? (existem programas que nao listam no meu synapse)

Citar
Alguns programas eu instalei baixando e rodando $./configure ou $make install eles ficam todos registrados no synapse? Como faço para remover esses programas caso eu queira?
Deve evitar instalar programas a partir do codigo fonte para evitar estes problemas, o make install não registra nada no synpatic, para isso seria necessário utilizar o comando: sudo checkinstall make install para gerar os pacotes antes de instalar.
Agora não tem como identificar os programas que estão instalados.

Isso é complicado, pois esses dias instalei o baytrans pelo symaptic e não funcionou, assim como o wacomtools, entao baixei e instalei a partir do source e acredito que seus arquivos foram parar em vários diretórios espalhados pelo sistema e nao tem como remover eles, acho.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Organizacao de programas no HD
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2006, 05:34 »
Citar
Putz isso quer dizer que o meu HD necessariamente deve ter espaco suficiente para todos os programas mais o sistema? E, se no caso eu queira instalar mais programas, preciso comprar um HD maior e mover todo o sistema para este novo HD? Ou existe alguma maneira de configurar o Linux para utilizar outro HD como complemento do primeiro?
Pode dividir os arquivos de Linux por vários discos, não tem que ficar tudo num unico disco.

Citar
A minha configuração é de 3 hds, sendo um de 40gb e dois de 80gb, o sistema está no HD de 40gb, somente sistema dividido 10gb para windows, e o resto para linux e swap. Sendo que nos outros HDs eu guardo arquivos de trabalho e o terceiro HD arquivos multimedia e imagens.
30GBs é mais que suficiente para uma MEGA, o seu maior problema neste momento parece ser identificar o que é que está utilizando esse espaço monstruoso.
Citar
Apaguei esses dias o diretorio /home/user/cxoffice e o crossoffice parou de funcionar... nao sei o que ele gravou ali, mas a questão é sempre que for instalar programas é recomendado executar a instalacao em ROOT? (existem programas que nao listam no meu synapse)

O Crossover office é baseado em Wine, esse sim instala os programas em /home, provávelmente é tambem onde está sendo consumido uma grande parte do espaço do seu disco, tem a certeza que precisa disso ? Já experimentou o OpenOfffice ?



João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline jrrhack

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Organizacao de programas no HD
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2006, 22:07 »
Instalei o Crossover para tentar rodar alguns programas que eu precisava rodar no Linux, como Photoshop, Illustrator, suitcase mas eles nao rodam nem com Crossover, Wine, Cedega, Qemu, nada...
Nao desistalei o Crossover por que achava que ele nao ocupava quase nada (pois nao tenho nenhum programa windows instalado)
Sim uso o Openoffice desde a epoca do Staroffice do OS/2 (que era precario)