Autor Tópico: Instalação do Windows 8 após o Ubuntu  (Lida 1779 vezes)

thiagowfx

  • Visitante
Instalação do Windows 8 após o Ubuntu
« Online: 10 de Novembro de 2012, 23:11 »
Fala pessoal,
(Se não quiser ler tudo, leia o que está em negrito).

Estou com o Ubuntu 12.10 instalado, ele é meu sistema principal e funciona que é uma beleza. Só que eu preciso instalar o Windows 8 em dual boot (máquina virtual não me serve), os motivos variam desde jogos até explorar o novo sistema da Micro$oft, afinal, é uma necessidade ficar por dentro, pelo menos para mim.

Como seja, se fosse o contrário -- o windows instalado primeiro -- bastaria eu instalar o Ubuntu depois (em sua nova partição), e ele instalaria automaticamente o grub / bootloader e configuraria todas as entradas automaticamente, sem dor de cabeça.

Só que eu preciso justamente do contrário. Sei que se eu instalar o Windows depois do Ubuntu, provavelmente ele substituirá o grub com a sua MBR e -- muito provavelmente -- nem disponibilizará a opção para bootar o Ubuntu também. Mas, mesmo que ele faça isso (e disponibilize o ubuntu no seu bootloader), eu prefiro que o GRUB gerencie tudo, ele é mais "amigável".

A pergunta é: o que fazer depois de instalar o Windows, para restaurar o GRUB? Tem dois links que comentam sobre isso:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/ (que é antigo, de 2009)
https://help.ubuntu.com/community/RecoveringUbuntuAfterInstallingWindows (que oferece uma solução alternativa, aparentemente "de um clique").

Naturalmente, eu tentaria o link de baixo, mas como nunca fiz isso (isto é, sempre instalei as distros de Linux depois do Windows), tenho certo receio de dar problema e acabar tendo que reinstalar o Ubuntu. Isso deve ser a última coisa que eu devo fazer, tem vários arquivos, programas, configurações etc, e daria muito trabalho para reconfigurar e fazer o backup de tudo.

Resumindo:
Alguém que já tenha instalado o Windows depois do Linux (Ubuntu, ou qualquer outra distro) sabe como proceder para restaurar o GRUB?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação do Windows 8 após o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2012, 23:37 »
Cara, tem uma dúzia de soluções para isso nesse fórum. Faça bom uso da pesquisa.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Windows 8 após o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2012, 11:51 »
-esta dica sempre funcionou qdo instalei xp, vista e seven depois do ubuntu
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

-mas ainda não  testei com o w8
-se vc usa desktop sugiro que use um hd p/ cada SO

thiagowfx

  • Visitante
Re: Instalação do Windows 8 após o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2012, 12:45 »
-esta dica sempre funcionou qdo instalei xp, vista e seven depois do ubuntu
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

-mas ainda não  testei com o w8
-se vc usa desktop sugiro que use um hd p/ cada SO


Isso, parece que ela é a melhor e a mais simples, mas é que esse tópico é de 2009, então eu não sei se alguma coisa mudou desde então. Além do mais, em outras referências (inclusive aqui no fórum, seguindo a sugestão do Sergio) encontrei o comando "sudo update-grub" (ou "sudo update-grub2"), que não está presente nesse link. Então no final acaba predominando a segurança de fazer alguma coisa errada...

1- Mas posso seguir perfeitamente sua dica (felizmente!), tem um HD sobressalente aqui, formatado. Vou instalar o win8 nele. Agora, eu preciso tirar o outro HD (o que está com o Ubuntu) e deixar apenas o que eu vou instalar o win8 (durante a instalação), ou eu posso instalar normalmente nele, mesmo com os dois HDs montados?

2- Finalmente, suponha que eu faça a instalação nesse segundo HD e não consiga (por algum motivo) realizar o procedimento de recuperação do GRUB. Se eu tirar o HD em que instalei o Windows, o grub voltará a funcionar normalmente (dado que eu nem teria mexido no HD o qual ele está instalado)?