Boa noite a todos,
Estou aqui para deixar meu depoimento de quase 2 anos com o Ubuntu, passando por três versões 11.04, 11.10 e finalmente a versão que estou usando hoje 12.04 LTS.
Bom, para começar sempre usei o Windows, meu primeiro computador veio com o Windows 98, passei pelo 2000, XP, Windows 7 e já testei o Windows 8. Não parei de usar o Windows, pois no meu trabalho é ferramenta de trabalho básica, pois o Sistema ERP que Implantamos é para Windows.
Neste longo tempo só de Windows, tive uma experiencia com Linux na faculdade, o professor de redes usou o Slackware nas aulas, e naturalmente me assuntei, pois quando falam que ele não é indicado para iniciantes, acho que falavam sério
. Isto foi a mais ou menos 4 anos.
Comprei meu Notebook em Abril de 2011, um Dell Intel® Core™ i3 CPU M 380 @ 2.53GHz × 4 com 4 GB de RAM e 500 GB de HD. Nele veio o Windows 7 Home Basic, o segundo mais simples da categoria. Como meu HD não veio particionado, particionei usando um programa chamado Partition Magic, usei o Note por mais algumas horas, deliguei e fui dormir, no outro dia cedo, no trabalho, ao ligar o Note, me aparece um erro de Tela Azul, me obrigando a formatar. Neste momento um colega meu de trabalho me aparece com uma Mídia recém gravada escrita “Ubuntu 11.04” me perguntando se eu não queria instalar em Dual Boot, que ele me ajudava, Eu topei.
Percebi que a instalação foi simples, e logo de cara, gostei muito do visual Unity, depois acabei descobrindo que se tratava de um visual novo, eu estava esperando algo mais ao estilo Slackware nas aulas do professor de Redes, tanto na instalação, como no visual, que se não me engano era KDE.
Chegando em casa, comecei a instalar os programas após descobrir a Central de Programas, e apanhar um pouco com os programas que não estavam nela. E também começou a aparecer os primeiros Bugs, principalmente na Synaptic e Central de Programas, mas como estava acostumado com os problemas no Windows, levei numa boa.
Chegou a versão 11.10, e eu atualizei o Sistema, e na minha opinião tive mais problemas com está versão, do que com a versão anterior, me desanimando um pouco. Principalmente quando meu PC de casa precisou ser formatado, e instalei em Dual Boot o Debian 6, e vi que todos os bugs que aconteciam comigo na versão 11.04 e 11.10 não aconteciam no Debian, eu quase formatei meu Note para substituir o Ubuntu pelo Debian, e confesso que não fiz isto por preguiça e falta de tempo.
Sobrevivi ao 11.10 até que chegou o 12.04 LTS, na qual estou hoje, e estou satisfeito com a versão. Hoje estou naquela fase onde estou saindo do classe iniciante, e estou começando a customizar meu sistema, e testando outros Ditros, ainda estou no básico da customização, trocando Interfases e etc. Neste momento estou testando Gnome Shell, que por sinal estou gostando.
Depois deste tempo fico pensando “Porque uma pessoa paga mais de 600,00 reais no Windows, para usar um Office Pirata e entrar em uma Rede Social, se tem o Ubuntu de graça”
.
Eu tenho o Windows 7 original, e se pagar 69,00 reais atualizo para o Win 8, acho até que está barato, mas não vou fazer isto.
Tirando Jogadores de Games, e pessoas que usam uma ferramenta de trabalho especifica para Windows, o resto podem parar de fica procurando ativador de Windows na net e sejam Livres.
Bom, é isso.
Abraços!