Autor Tópico: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.  (Lida 19359 vezes)

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Online: 13 de Novembro de 2012, 21:45 »
Boa noite a todos,

Estou aqui para deixar meu depoimento de quase 2 anos com o Ubuntu, passando por três versões 11.04, 11.10 e finalmente a versão que estou usando hoje 12.04 LTS.

Bom, para começar sempre usei o Windows, meu primeiro computador veio com o Windows 98, passei pelo 2000, XP, Windows 7 e já testei o Windows 8. Não parei de usar o Windows, pois no meu trabalho é ferramenta de trabalho básica, pois o Sistema ERP que Implantamos é para Windows.

Neste longo tempo só de Windows, tive uma experiencia com Linux na faculdade, o professor de redes usou o Slackware nas aulas, e naturalmente me assuntei, pois quando falam que ele não é indicado para iniciantes, acho que falavam sério  ;D. Isto foi a mais ou menos 4 anos.

Comprei meu Notebook em Abril de 2011, um Dell Intel® Core™ i3 CPU M 380 @ 2.53GHz × 4  com 4 GB de RAM e 500 GB de HD. Nele veio o Windows 7 Home Basic,  o segundo mais simples da categoria. Como meu HD não veio particionado, particionei  usando um programa chamado Partition Magic, usei o Note por mais algumas horas, deliguei e fui dormir, no outro dia cedo, no trabalho, ao ligar o Note, me aparece um erro de Tela Azul, me obrigando a formatar. Neste momento um colega meu de trabalho me aparece com uma Mídia recém gravada escrita “Ubuntu 11.04” me perguntando se eu não queria instalar em Dual Boot, que ele me ajudava, Eu topei.

Percebi que a instalação foi simples, e logo de cara, gostei muito do visual Unity, depois acabei descobrindo que se tratava de um visual novo, eu estava esperando algo mais ao estilo  Slackware nas aulas do professor de Redes, tanto na instalação, como no visual, que se não me engano era KDE.

Chegando em casa, comecei a instalar os programas após descobrir a Central de Programas, e apanhar um pouco com os programas que não estavam nela. E também começou a aparecer os primeiros Bugs, principalmente na Synaptic e Central de Programas, mas como estava acostumado com os problemas no Windows, levei numa boa.

Chegou a versão 11.10, e eu atualizei o Sistema, e na minha opinião tive mais problemas com está versão, do que com a versão anterior, me desanimando um pouco. Principalmente quando meu PC de casa precisou ser formatado, e instalei em Dual Boot o Debian 6, e vi que todos os bugs que aconteciam comigo na versão 11.04 e 11.10 não aconteciam no Debian, eu quase formatei meu Note para substituir o Ubuntu pelo Debian, e confesso que não fiz isto por preguiça e falta de tempo.

Sobrevivi ao 11.10 até que chegou o 12.04 LTS, na qual estou hoje, e estou satisfeito com a versão. Hoje estou naquela fase onde estou saindo do classe iniciante, e estou começando a customizar meu sistema, e testando outros Ditros, ainda estou no básico da customização, trocando Interfases e etc. Neste momento estou testando Gnome Shell, que por sinal estou gostando.

Depois deste tempo fico pensando “Porque uma pessoa paga mais de 600,00 reais no Windows, para usar um Office Pirata e entrar em uma Rede Social, se tem o Ubuntu de graça”  ;D.
Eu tenho o Windows 7 original, e se pagar 69,00 reais atualizo para o Win 8, acho até que está barato, mas não vou fazer isto.

Tirando Jogadores de Games, e pessoas que usam uma ferramenta de trabalho especifica para Windows, o resto podem parar de fica procurando ativador de Windows na net e sejam Livres.  8)

Bom, é isso.
Abraços!
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2012, 23:24 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:22 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.

Pois é. Ainda mais agora com o lançamento do windows 8, aquilo é um lixo pra desktop.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:28 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.

Pois é. Ainda mais agora com o lançamento do windows 8, aquilo é um lixo pra desktop.

O problema é que as pessoas não gostam de computador, gostam de entrar na internet e mexer no facebook. Se os computadores viessem de fabrica com Ubuntu ou outra distro, o papo ia ser diferente. O grande problema é que a M$ força os OEM a se manterem no windows, e eles também não tem muita vontade de mudar. Tudo depende de dinheiro, e a M$ joga lá no chão o valor do windows de OEM, para manter a hegemonia (por vezes ela dá de graça, só para quebrar as pernas de quem está tentando vender suporte de Linux para o OEM). E quando os OEM resolvem deixar as máquinas com Linux, escolhem a distro mais fulera que tem, para pagar o mínimo possível (e ganhar isenção fiscal aqui no Brasil).

E outra, as pessoas infelizmente não ligam de usar software pirata, a consciência está cauterizada há muito tempo. São muito acomodadas, não gostam de mudanças.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 00:30 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2012, 08:42 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.

Pois é. Ainda mais agora com o lançamento do windows 8, aquilo é um lixo pra desktop.

O problema é que as pessoas não gostam de computador, gostam de entrar na internet e mexer no facebook. Se os computadores viessem de fabrica com Ubuntu ou outra distro, o papo ia ser diferente. O grande problema é que a M$ força os OEM a se manterem no windows, e eles também não tem muita vontade de mudar. Tudo depende de dinheiro, e a M$ joga lá no chão o valor do windows de OEM, para manter a hegemonia (por vezes ela dá de graça, só para quebrar as pernas de quem está tentando vender suporte de Linux para o OEM). E quando os OEM resolvem deixar as máquinas com Linux, escolhem a distro mais fulera que tem, para pagar o mínimo possível (e ganhar isenção fiscal aqui no Brasil).

E outra, as pessoas infelizmente não ligam de usar software pirata, a consciência está cauterizada há muito tempo. São muito acomodadas, não gostam de mudanças.


Realmente, minha namorada comprou um PC da Positivo, e se não me engano veio com o Fênix, não cheguei a testar, mas não parece um dos melhores Distros.

Não só as pessoas, mas também a M$ não liga que usuários de "PC para Facebook"  usem o Janela Pirata, está que é verdade. Quanto mais popular o Janela for, melhor. Ela está  pegando no Pé de empresas e olhe lá.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2012, 08:48 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.

Pois é. Ainda mais agora com o lançamento do windows 8, aquilo é um lixo pra desktop.

Instalei o Windows 8 para testar no Note da namorada, e ela já pediu para voltar para Win 7, para trabalhar ela achou muito ruim.
Mas para ela não ficar sofrente deixei em Dual Boot o Linux Mint,  ;D
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2012, 09:44 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.

Pois é. Ainda mais agora com o lançamento do windows 8, aquilo é um lixo pra desktop.

O problema é que as pessoas não gostam de computador, gostam de entrar na internet e mexer no facebook. Se os computadores viessem de fabrica com Ubuntu ou outra distro, o papo ia ser diferente. O grande problema é que a M$ força os OEM a se manterem no windows, e eles também não tem muita vontade de mudar. Tudo depende de dinheiro, e a M$ joga lá no chão o valor do windows de OEM, para manter a hegemonia (por vezes ela dá de graça, só para quebrar as pernas de quem está tentando vender suporte de Linux para o OEM). E quando os OEM resolvem deixar as máquinas com Linux, escolhem a distro mais fulera que tem, para pagar o mínimo possível (e ganhar isenção fiscal aqui no Brasil).

E outra, as pessoas infelizmente não ligam de usar software pirata, a consciência está cauterizada há muito tempo. São muito acomodadas, não gostam de mudanças.


Realmente, minha namorada comprou um PC da Positivo, e se não me engano veio com o Fênix, não cheguei a testar, mas não parece um dos melhores Distros.

Não só as pessoas, mas também a M$ não liga que usuários de "PC para Facebook"  usem o Janela Pirata, está que é verdade. Quanto mais popular o Janela for, melhor. Ela está  pegando no Pé de empresas e olhe lá.


Dá até raiva disso, essas distros queimam o filme do Linux em geral. As pessoas passam a associar essas distros fuleras com Linux, mal sabem elas que nossa plataforma é muito variada, tanto em distros, quanto em desktops.

O notebook de minha namorada veio com Satux, que é nada mais do que um Debian todo mexido para se parecer com o windows (aff... será que é para manter mais "intuitivo"?). Tentei mexer um pouco nele, mas fiquei injuriado e instalei o Ubuntu 11.04. Atualmente ela está com o 12.04. E ainda ele veio com uma trava de não poder ser instalado outro sistema operacional, tive que procurar na net para descobrir como destravar.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:35 »
O que custava a fabricante colocar uma distro KDE como kubuntu que seria de fácil adaptação para pessoal que comprasse uma máquina nova, maioria nem ia perceber que era outro S.O por que só fazem abrir o navegador mesmo. E com o fim do MSN a facilidade seria melhor.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

clodoaldops

  • Visitante
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2012, 11:46 »
"Tirando Jogadores de Games, e pessoas que usam uma ferramenta de trabalho especifica para Windows, o resto podem parar de fica procurando ativador de Windows na net e sejam Livres."
-é o que fico repetindo p/ meus amigos que reclamam dos virus que infestam o windows
-mas são cabeças duras demais
 :D :D :D :D

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:20 »
É isso aí, dá para substituir o windows pelo Ubuntu numa boa, pena que ninguém percebe isso.

Pois é. Ainda mais agora com o lançamento do windows 8, aquilo é um lixo pra desktop.

O problema é que as pessoas não gostam de computador, gostam de entrar na internet e mexer no facebook. Se os computadores viessem de fabrica com Ubuntu ou outra distro, o papo ia ser diferente. O grande problema é que a M$ força os OEM a se manterem no windows, e eles também não tem muita vontade de mudar. Tudo depende de dinheiro, e a M$ joga lá no chão o valor do windows de OEM, para manter a hegemonia (por vezes ela dá de graça, só para quebrar as pernas de quem está tentando vender suporte de Linux para o OEM). E quando os OEM resolvem deixar as máquinas com Linux, escolhem a distro mais fulera que tem, para pagar o mínimo possível (e ganhar isenção fiscal aqui no Brasil).

E outra, as pessoas infelizmente não ligam de usar software pirata, a consciência está cauterizada há muito tempo. São muito acomodadas, não gostam de mudanças.


Realmente, minha namorada comprou um PC da Positivo, e se não me engano veio com o Fênix, não cheguei a testar, mas não parece um dos melhores Distros.

Não só as pessoas, mas também a M$ não liga que usuários de "PC para Facebook"  usem o Janela Pirata, está que é verdade. Quanto mais popular o Janela for, melhor. Ela está  pegando no Pé de empresas e olhe lá.


Dá até raiva disso, essas distros queimam o filme do Linux em geral. As pessoas passam a associar essas distros fuleras com Linux, mal sabem elas que nossa plataforma é muito variada, tanto em distros, quanto em desktops.

O notebook de minha namorada veio com Satux, que é nada mais do que um Debian todo mexido para se parecer com o windows (aff... será que é para manter mais "intuitivo"?). Tentei mexer um pouco nele, mas fiquei injuriado e instalei o Ubuntu 11.04. Atualmente ela está com o 12.04. E ainda ele veio com uma trava de não poder ser instalado outro sistema operacional, tive que procurar na net para descobrir como destravar.

Não sabia que existia uma maneira de você ter este tipo de trava ...  :o


O que custava a fabricante colocar uma distro KDE como kubuntu que seria de fácil adaptação para pessoal que comprasse uma máquina nova, maioria nem ia perceber que era outro S.O por que só fazem abrir o navegador mesmo. E com o fim do MSN a facilidade seria melhor.

Bem isso mesmo, a maioria só percebia porque não tinha o Messenger, e quando via o Amsn fala "Que MSN é este?"
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:30 »
Uma vez liguei para a Dell (agosto de 2012) interessado nos notebooks que já vem com Ubuntu instalado e a atendente me informou que o Ubuntu que vinha na máquina era a versão, pasmem, 9.04...

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:52 »
Uma vez liguei para a Dell (agosto de 2012) interessado nos notebooks que já vem com Ubuntu instalado e a atendente me informou que o Ubuntu que vinha na máquina era a versão, pasmem, 9.04...


serio isso  ???
ubuntu 12.04

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:59 »
Uma vez liguei para a Dell (agosto de 2012) interessado nos notebooks que já vem com Ubuntu instalado e a atendente me informou que o Ubuntu que vinha na máquina era a versão, pasmem, 9.04...

O que custa atualizar para uma versão mais recente? Pelo menos uma LTS... Má vontade isso aí. Depois fica pagando de contribuidor e amigo do software livre.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:59 »
[...]


serio isso  ???

Sim.

Perguntei se podia instalar o 12.04 e se não haveria nenhum problema de incompatibilidade. Foi respondido que não teria nenhum problema.

Conclusão: se não há incompatibilidade porque não manda a derma logo atualizada com o 12.04...?!?!?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Minha experiencia com Ubuntu, após 3 versões.
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:06 »
[...]


serio isso  ???

Sim.

Perguntei se podia instalar o 12.04 e se não haveria nenhum problema de incompatibilidade. Foi respondido que não teria nenhum problema.

Conclusão: se não há incompatibilidade porque não manda a derma logo atualizada com o 12.04...?!?!?
deve ser a ma vontade da dell que se nao me engano e aliada da m$
ubuntu 12.04