Autor Tópico: Várias perguntas de iniciante (bem iniciante)  (Lida 4090 vezes)

Offline Panter4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Várias perguntas de iniciante (bem iniciante)
« Online: 05 de Setembro de 2006, 14:48 »
Instalei o Ubuntu e tudo foi OK (instalei a versão 6.06 de 32bits [já que a de 64bits deu panic error, mas deixa pra la...])

Agora to boiando até pra fazer as coisas mais simples. (consegui instalar um mp3 player só, chamado XMMS, atraves do adicionar programas no menu aplicacoes)

Eis minhas perguntas  ;D

1-> Como eu mudo minha resolução? (quero por 1024x768)
2-> Tenho uma placa de video GeForce 6600GT, já tem driver tudo certo pra ela? (a hora que eu minimizo faz um efeito feio, parece que falta memoria de video...)
3-> Quero personalizar meu desktop (mudar cores de menus, janelas, papel de parede) existe um programa bom? Ou então onde eu fuço pra mudar isso ? (no proprio Ubuntu)
4 -> Como criar um atalho (de uma pasta por exemplo) pra area de trabalho?  :-[
5 -> Tem algum site (do estilo superdownloads) com arquivos .deb? (pq sao os mais faceis de instalar pelo que fiquei sabendo)
6 -> Qual é um bom compilador da linguagem C? E IDE? (gostaria de uma IDE bem pratica e GRAFICA)
7 -> Vocês podem me recomendar um bom player de videos? (.avi, .mpg etc)
8 -> Como eu sei se estou usando como root? Como entro como root?

Espero que saibam e tenham paciencia pra responder tudo isso.
Muito obrigado desde já  ;D
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 15:06 por Panter4 »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Várias perguntas de iniciante (bem iniciante)
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2006, 15:11 »
A maioria das suas perguntas estão respondidas no fórum ou em Wikis (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Ubuntu_dapper)
Citar
1-> Como eu mudo minha resolução? (quero por 1024x768)
Sistema > Preferência > Resolução da tela
Citar
2-> Tenho uma placa de video GeForce 6600GT, já tem driver tudo certo pra ela? (a hora que eu minimizo faz um efeito feio, parece que falta memoria de video...)
Instale o suporte Nvidia (vide fórum, wiki)
Citar
3-> Quero personalizar meu desktop (mudar cores de menus, janelas, papel de parede) existe um programa bom? Ou então onde eu fuço pra mudar isso ? (no proprio Ubuntu)
Instale o programa art-gnome
Citar
4 -> Como criar um atalho (de uma pasta por exemplo) pra area de trabalho?  Embaraçado
Botão direito, Criar ligação. Copie a ligação para o desktop
Citar
5 -> Tem algum site (do estilo superdownloads) com arquivos .deb? (pq sao os mais faceis de instalar pelo que fiquei sabendo)
Não é Windows. Use Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.
Citar
6 -> Qual é um bom compilador da linguagem C? E IDE? (gostaria de uma IDE bem pratica e GRAFICA)
Pulo :D
Citar
7 -> E por ultimo, vocês podem me recomendar um bom player de videos? (.avi, .mpg etc)
Mplayer. Precisa instalar o suporte primeiro. Pesquise por automatix e easyubuntu que fazem isto de forma simples.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline derol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Várias perguntas de iniciante (bem iniciante)
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2006, 14:59 »
6 - Glade - Não chega a ser uma IDE mas pelo menos cria a interface pra depois vc criar a suas funções editando e compilando os arquivos gerados por ele.

Offline icarocd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Várias perguntas de iniciante (bem iniciante)
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2006, 18:32 »
6-instale o gcc inicialmente (É NECESSARIO) pelo apt-get, e depois algum editor decente - gosto do anjuta,  mas tem o bluefish e alguns outros por ai... da uma olhada pela net que tu acha isso facim facim.
7-use o mplayer que ja vem por si so com suporte a um monte de formatos. acho que alem dele so é preciso tambem o w32codecs e um outro pacote de dvd que esqueci o nome agora  :-\ pra ficar FULL.  ;D
ha quem goste tambem do kaffeine, mas eu nao. 8) Na verdade ainda nao achei um player decente que chegasse perto do bsplayer no windows (MINHA OPINIAO),mas o mplayer foi o melhor que ja vi, e tem todas as opcoes basicas.