Autor Tópico: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?  (Lida 21809 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2012, 23:22 »
Sou de poucas palavras..! Mas minha opinião..! Por serem iniciantes, ainda vão se adequar as regras do Fórum, só nos basta ter um pouco mais de paciência com os novos usuários..! Em pouco tempo, vão familiarizar-se e adequar-se as regras que regem o Fórum..

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2012, 12:36 »
Olha, quando entrei nesse forum (e so entrei depois de muito tempo usando apenas como consulta), era bem mais complicado usar o sistema do que é hoje, existiam perguntas do tipo "como montar uma partiaçao" que ja nao fazem mais sentido depois do novo aplicativo de disco do 12.10 (exemplo pontual). Naquela epoca, o nivel tecnico do usuario era maior pq um usuario comum nao conseguia usar o sistema, e com um nivel tecnico maior as perguntas eram de nivel tecnico maior, assim como as respostas. Com a facilidade crescente de uso e o numero de usuarios de baixo nivel tecnico aumentando, é normal que o forum mude de foco, e caras com problemas cascudos busquem ajuda no forum internacional.

Varias vezes eu criei topicos aqui nos quais nao obtive resposta, nao pq as pessoas nao quisessem ajudar, mas sim pq as minhas duvidas em geral sao de um nivel que ja nao cabe mais no dia a dia do forum, ai so no internacional mesmo. Por outro lado, muitas vezes vejo perguntas simples e nao respondo pq sei que serao rapidamente respondidas por qualquer usuario, entao nao preciso em preocupar com elas.

Resumindo, a mudança é natural, nao acho que seja nada critico ou problematico, acho que a moderaçao trabalha inacreditavelmente bem e nao vejo necessidade de qualquer mudança de politica pra coibir "orkutizaçao" ou "yahootizaçao" ou seja la qual for o *tizaçao no caso. Ser popular envolve isso, a popularidade diminui o nivel (tecnico, cultural, whatever...) e isso é um fenomeno natural, ja que popularizando se esta abrindo espaço ṕra pessoas que conhecem cada vez menos do assunto se envolverem na questao. Se ser popular é bom ou nao, é outra questao e nao entra no escopo da discuçao,
Ubuntu Linux 10.10

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2012, 13:04 »
Bem, eu penso que são duas coisas diferentes.

1. O fórum pode até ter assuntos de nível inferior, com perguntas simples, coisas realmente elementares, dessas que apenas usando o Google se é capaz de descobrir a solução.

2. O fórum precisa ser organizado, mesmo com assuntos do tipo 1 acima, as coisas precisam ser organizadas, para posterior consulta. O fórum não é um chat, com mensagens instantâneas, de modo que a solução do problema encerra o assunto e tudo é apagado depois. O fórum serve para consultas, para buscarmos soluções para problemas parecidos.  

Quem consegue passar mais de 30 segundos lendo mensagens com linguajar totalmente errado, com falta de acentuação, com falta de organização, coisa tí;/) de Yahoo ou Facebook?

Não custa nada o camarada chegar aqui e tentar escrever de modo descente. Se bem que nem mesmo na escola, onde deve aprender, eles não fazem, o que dirá aqui na Internet.

ps: estranho! ao escrever t í p i c a (tudo junto, claro) fica aparecendo outra coisa, como podem ver acima, em negrito.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 13:07 por sigur »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2012, 13:29 »
Bem, eu penso que são duas coisas diferentes.

1. O fórum pode até ter assuntos de nível inferior, com perguntas simples, coisas realmente elementares, dessas que apenas usando o Google se é capaz de descobrir a solução.

2. O fórum precisa ser organizado, mesmo com assuntos do tipo 1 acima, as coisas precisam ser organizadas, para posterior consulta. O fórum não é um chat, com mensagens instantâneas, de modo que a solução do problema encerra o assunto e tudo é apagado depois. O fórum serve para consultas, para buscarmos soluções para problemas parecidos.  

Quem consegue passar mais de 30 segundos lendo mensagens com linguajar totalmente errado, com falta de acentuação, com falta de organização, coisa tí;/) de Yahoo ou Facebook?

Não custa nada o camarada chegar aqui e tentar escrever de modo descente. Se bem que nem mesmo na escola, onde deve aprender, eles não fazem, o que dirá aqui na Internet.

ps: estranho! ao escrever t í p i c a (tudo junto, claro) fica aparecendo outra coisa, como podem ver acima, em negrito.

Muito bem falado. Não custa nada o pessoal tentar se expressar bem para que todos possam entender.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2012, 15:00 »
Engraçado que me veio à mente, ver um Fórum de distro "difícil", gostei que tem até seção de  classificados.
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 20 de Novembro de 2012, 15:41 »
Olha, quando entrei nesse forum (e so entrei depois de muito tempo usando apenas como consulta), era bem mais complicado usar o sistema do que é hoje, existiam perguntas do tipo "como montar uma partiaçao" que ja nao fazem mais sentido depois do novo aplicativo de disco do 12.10 (exemplo pontual). Naquela epoca, o nivel tecnico do usuario era maior pq um usuario comum nao conseguia usar o sistema, e com um nivel tecnico maior as perguntas eram de nivel tecnico maior, assim como as respostas. Com a facilidade crescente de uso e o numero de usuarios de baixo nivel tecnico aumentando, é normal que o forum mude de foco, e caras com problemas cascudos busquem ajuda no forum internacional.

Varias vezes eu criei topicos aqui nos quais nao obtive resposta, nao pq as pessoas nao quisessem ajudar, mas sim pq as minhas duvidas em geral sao de um nivel que ja nao cabe mais no dia a dia do forum, ai so no internacional mesmo. Por outro lado, muitas vezes vejo perguntas simples e nao respondo pq sei que serao rapidamente respondidas por qualquer usuario, entao nao preciso em preocupar com elas.

Resumindo, a mudança é natural, nao acho que seja nada critico ou problematico, acho que a moderaçao trabalha inacreditavelmente bem e nao vejo necessidade de qualquer mudança de politica pra coibir "orkutizaçao" ou "yahootizaçao" ou seja la qual for o *tizaçao no caso. Ser popular envolve isso, a popularidade diminui o nivel (tecnico, cultural, whatever...) e isso é um fenomeno natural, ja que popularizando se esta abrindo espaço ṕra pessoas que conhecem cada vez menos do assunto se envolverem na questao. Se ser popular é bom ou nao, é outra questao e nao entra no escopo da discuçao,

Concordo plenamente com seu ponto de vista. Acho que este é o ponto.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2012, 16:00 »
Olha, quando entrei nesse forum (e so entrei depois de muito tempo usando apenas como consulta), era bem mais complicado usar o sistema do que é hoje, existiam perguntas do tipo "como montar uma partiaçao" que ja nao fazem mais sentido depois do novo aplicativo de disco do 12.10 (exemplo pontual). Naquela epoca, o nivel tecnico do usuario era maior pq um usuario comum nao conseguia usar o sistema, e com um nivel tecnico maior as perguntas eram de nivel tecnico maior, assim como as respostas. Com a facilidade crescente de uso e o numero de usuarios de baixo nivel tecnico aumentando, é normal que o forum mude de foco, e caras com problemas cascudos busquem ajuda no forum internacional.

Varias vezes eu criei topicos aqui nos quais nao obtive resposta, nao pq as pessoas nao quisessem ajudar, mas sim pq as minhas duvidas em geral sao de um nivel que ja nao cabe mais no dia a dia do forum, ai so no internacional mesmo. Por outro lado, muitas vezes vejo perguntas simples e nao respondo pq sei que serao rapidamente respondidas por qualquer usuario, entao nao preciso em preocupar com elas.

Resumindo, a mudança é natural, nao acho que seja nada critico ou problematico, acho que a moderaçao trabalha inacreditavelmente bem e nao vejo necessidade de qualquer mudança de politica pra coibir "orkutizaçao" ou "yahootizaçao" ou seja la qual for o *tizaçao no caso. Ser popular envolve isso, a popularidade diminui o nivel (tecnico, cultural, whatever...) e isso é um fenomeno natural, ja que popularizando se esta abrindo espaço ṕra pessoas que conhecem cada vez menos do assunto se envolverem na questao. Se ser popular é bom ou nao, é outra questao e nao entra no escopo da discuçao,

Não concordo com alguns pontos levantados por você, tipo:

Citar
"caras com problemas cascudos busquem ajuda no forum internacional."

"mas sim pq as minhas duvidas em geral sao de um nivel que ja nao cabe mais no dia a dia do forum, ai so no internacional mesmo. "

Isso aí é desmerecer o fórum nacional, ou melhor, fórum de língua Portuguesa. Quer dizer que para problemas mais "complexos" devemos usar o fórum internacional?

Então esse é um fenômeno que só ocorre no fórum nacional/Português, nos ditos internacionais o pessoal é mais técnico, os problemas são mais cascudos, não está ocorrendo a popularização do Ubuntu.


Citar
"muitas vezes vejo perguntas simples e nao respondo pq sei que serao rapidamente respondidas por qualquer usuario, entao nao preciso em preocupar com elas."

Também não concordo que ao ver uma pergunta mesmo que ela seja simples a pessoa se furte de ajudar porque vai vir outro para isso. Se todos pensarem assim...

Resulta no que vemos, sempre os mesmos colegas respondendo as perguntas, enquanto a "comunidade" que pode ou deveria ajudar fica assistindo. O fórum é lugar de compartilhamento, ajuda mútua, etc.

Talvez seja por isso que grandes colegas de fórum andam saindo: por estarem cansados de ajudar enquanto outros ficam parados, por não aguentarem coisas fúteis que são chamadas de orkutização, que não é para confundir com perguntas simples sobre problemas simples que é diferente.


O que é de espantar é ver a moderação compartilhando do mesmo pensamento. :o
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 16:04 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2012, 16:16 »
Não é que a moderação concorde. Falei por mim :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2012, 19:37 »
É nesse ponto também concordo cada um pensa por si, e se eu discordar até do ponto de vista dos moderadores e administradores, dentro do que eles próprio fixaram como regras discordo com eles também, afinal isso é comunidade.

Não é que moderação e/ou administração esteja fazendo o que se nota, mas sim a popularização, alguns saem outros não, como eu aqui..., posso ficar ausente mas sair...??? Não, pois penso que ainda tenho muito o que aprender de uso do Linux neste bom local de compartilhamento.

T+

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2012, 20:51 »
@linuser104

1. Quando tenho um problema no Ubuntu costumo pesquisar logo em inglês. A vantagem é que há muito mais conteúdo em inglês do que português. Esta distorção a favor do fórum em inglês não se dá por lá ter gente mais especializada do que aqui mas por simplesmente ter mais gente e conteúdo em número absolutos.

2. Com a facilidade cada vez maior do Ubuntu mais gente inexperiente entra e mais gente experiente deixa de frequentar porque se cansa de responder certas questões. Isso é natural. Os novos inexperientes farão esta ajuda daqui a pouco. É cíclico.

3. Apesar da gradual popularização do Ubuntu não se vê o aumento da quantidade de visitantes e pages views do fórum. A questão é que muita coisa que era um parto agora é ligar e funcionar (instalação de impressoras, drivers de vídeo, p. ex).

4. Há uns excessos é claro. P. ex: teve um tópico que eu e o zekkerj perguntamos 4 vezes qual era a mensagem de erro e o usuário não colocou. Desistimos.

5. Nós como moderadores temos que ter paciência com os novatos. Postou tudo colorido -> avisa-se. Acho que seria muito exagerado ficar trancando tópicos imediatamente principalmente de novatos. Somos uma comunidade em prol do Ubuntu. Temos que acertar um meio termo com fim de conseguir prestar o melhor serviço voluntário possível.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 20:53 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2012, 22:45 »
Engraçado que me veio à mente, ver um Fórum de distro "difícil", gostei que tem até seção de  classificados.

Nossa, lembrei dos velhos tempos !!!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 22 de Novembro de 2012, 11:34 »
@linuser104

Ia responder mais o @agente100gelo ja disse tudo, e mesmo com o conteudo em ingles sendo tao maior, as vezes o ubuntu pt fica na vanguarda, como no inicio da questao das GPUs hibridas em que, depois de penar muito achei uma referencia no forum do gentoo e um post num blog italiano e escrevi um topico aqui que se tornou a top answer do google (inclusive para busca em internacional) para questao durante um bom tempo. Nesse questao, se eu fosse esperar por conteudo em portugues talvez tivesse que amargar uma longa espera, ja que ainda hoje o topico desse forum sobre o assunto é praticamente o unico no idioma portuges na internet. É pra isso que o forum internaicional serve.

Quero tambem deixar claro que percebo que suas intençoes sao as melhores, e que fico feliz que voce tenha esse tipo de preocupaçao, pois discuçoes como essa sao saldaveis pra manter as coisas em pespectiva e mostrar por que as coisas sao feitas da maneira que sao no forum.
Ubuntu Linux 10.10

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Que fórum é esse que estamos transformando o Fórum Ubuntu?
« Resposta #27 Online: 19 de Abril de 2013, 21:20 »
1. Quando tenho um problema no Ubuntu costumo pesquisar logo em inglês. A vantagem é que há muito mais conteúdo em inglês do que português. Esta distorção a favor do fórum em inglês não se dá por lá ter gente mais especializada do que aqui mas por simplesmente ter mais gente e conteúdo em número absolutos.

2. Com a facilidade cada vez maior do Ubuntu mais gente inexperiente entra e mais gente experiente deixa de frequentar porque se cansa de responder certas questões. Isso é natural. Os novos inexperientes farão esta ajuda daqui a pouco. É cíclico.

3. Apesar da gradual popularização do Ubuntu não se vê o aumento da quantidade de visitantes e pages views do fórum. A questão é que muita coisa que era um parto agora é ligar e funcionar (instalação de impressoras, drivers de vídeo, p. ex).

4. Há uns excessos é claro. P. ex: teve um tópico que eu e o zekkerj perguntamos 4 vezes qual era a mensagem de erro e o usuário não colocou. Desistimos.

5. Nós como moderadores temos que ter paciência com os novatos. Postou tudo colorido -> avisa-se. Acho que seria muito exagerado ficar trancando tópicos imediatamente principalmente de novatos. Somos uma comunidade em prol do Ubuntu. Temos que acertar um meio termo com fim de conseguir prestar o melhor serviço voluntário possível.

1. Idem.

2. Tem vários usuários novatos que chegam e se comportam bem, tiram suas dúvidas, vão adquirindo conhecimentos sobre o sistema operacional e depois tentam passá-los adiante, mas também tem outros que simplesmente têm preguiça de pesquisar e abrem (desnecessariamente) um novo tópico sobre um tema exaustivamente repetido (por exemplo: a questão do wifi no Ubuntu 12.10). Existe também aquele pessoal que acha que o fórum é Facebook e digita tudo em "orkutês", não se tocando que não tem apenas brasileiros no fórum, mas gente de todos os países de língua portuguesa e que, portanto, tudo tem que ser o mais claro possível.

3. É que, em relação às antigas versões "pré-Unity" (até 10.10), o Ubuntu hoje está bem mais fácil de usar, então, tudo parece ir meio que no automático.

4. Bom... Tem umas coisas escabrosas que eu vi que nem preciso comentar.

5. Não sou moderador, mas imagino o trabalho que deve ser pra manter tudo em ordem.