Autor Tópico: Configurar UbuntuOne pra backup  (Lida 3111 vezes)

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Configurar UbuntuOne pra backup
« Online: 18 de Novembro de 2012, 10:05 »
QUeria saber como faço pra configurar o Ubuntuone pra formatar o pc quando eu quiser e deixar tudo como estava depois de formatar baixando td automático do ubuntuone. Programas instalados, etc

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2012, 10:47 »
Está usando o 12.04? Nele é fácil configurar o Ubuntu One, basta clicar no ícone disponível no Launcher, lado esquerdo da tela, ou digitar "Ubuntu One" no painel inicial. Isso vai fazer com que o Ubuntu One seja instalado. Depois disso, vá nas pastas que vc quer manter sincronizado, clique com o botão direito sobre ela e escolha "Sincronizar esta pasta", ou algo do gênero. Isso vai fazer uma espécie de backup.

É preciso criar uma conta no Ubuntu One, seu login será uma conta qualquer de email.

Depois de formatado, faça os mesmos procedimentos, instale o Ubuntu One e faça seu login nele. Automaticamente suas pastas que estão lá nas nuvens aparecerão no seu computador, nas mesmas localizações.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2012, 11:53 »
É mais fácil vc formatar - instalar o sistema - instalar os programas - instalar codecs multimidia - gerar um ISO do sistema instalado com o clonezilla ou remastersys, assim se vc precisar recuperar o sistema terá uma cópia idêntica ao da instalação
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:02 »
É mais fácil vc formatar - instalar o sistema - instalar os programas - instalar codecs multimidia - gerar um ISO do sistema instalado com o clonezilla ou remastersys, assim se vc precisar recuperar o sistema terá uma cópia idêntica ao da instalação

Espera aí, pelo o que eu entendi o cara quer fazer backup dos dados dele, como vídeos, documentos e etc. Ou ajuda é para sincronizar todos aplicativos que tinha instalado em uma instalação do Ubuntu em outra instalação? Se for o último caso, acho mais fácil usar um recurso que há na Central de Programas, em que é possível sincronizar duas instalações diferentes, de modo que seja possível instalar todos aplicativos de um no outro, de maneira mais automática. Vá em Arquivo -> Sincronizar entre computadores... lá na Central de Programas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:07 »
Sim, quero sincronizar tudo, sem esquentar a cabeça escolhendo diretórios já que sou noob.
Alguma raiz de diretórios q eu possa escolher que sincronize tudo dos hds do linux.
Assim, quando eu formatar, terei todas as configurações tipo de firewall, browser, diretórios de torrent etc

Pq quero formatar colocando partições diferentes etc
Mas não quero ter trabalho de configurar tuuudo de novo.

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:09 »
E quando eu instalar num pc diferente já pegar tudo que tá instalado e todas as configs num clique

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:15 »
Cara, se vc quer sincronizar aplicativos, então use a Central de Programas, agora se vc quer sincronizar documentos pessoais (músicas, vídeos, documentos e etc) use o Ubuntu One (lembre que inicialmente vc só tem direito à 5 GB). Não há como sincronizar tudo de uma vez.

E em relação às configurações de programas, elas ficam todas na sua pasta pessoal, experimente apertar Ctrl+H lá em /home/seu_usuario, vai aparecer um monte de pastas ocultas (o nome dessas pastas começam com um ponto, "."). Para sincronizar essas pastas e arquivos de configuração, eu usaria o Ubuntu One.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:17 »
Meus vídeos e downloads ficam numa partição ntfs separada e todos os sistemas fazem downloads lá. windows, pcbsd e linux.
Isso eu não preciso sincronizar.
Só os programas, ambiente e configurações mesmo. Desktop do jeito que eu personalizei, e-mails funcionando, programas q instalei no wine etc

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:19 »
Ah e tem como fazer isso deixando td encriptado no ubuntuone ou é pedir demais conseguir isso?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:37 »
Meus vídeos e downloads ficam numa partição ntfs separada e todos os sistemas fazem downloads lá. windows, pcbsd e linux.
Isso eu não preciso sincronizar.
Só os programas, ambiente e configurações mesmo. Desktop do jeito que eu personalizei, e-mails funcionando, programas q instalei no wine etc


Cara, acho q vc está pedindo demais... Use os recursos que a Central de programas e o Ubuntu One te oferecem, como te falei, e veja se dá certo.

Programas        -->   Sincronização da Central de Programas
Configurações   -->   Ubuntu One (pastas ocultas na sua pasta pessoal, como a .config, .thunderbird e etc)

Acho mais fácil vc criar um backup de sua home, e quando for instalar o Ubuntu, é só copiar esse backup para o computador (use o programa Cópia de Segurança para isso)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2012, 13:15 »
se eu criar um backup da home, os programas q eu tenho instalados estão onde? vão estar no backup também?

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2012, 13:37 »
http://www.addictivetips.com/ubuntu-linux-tips/encrypting-ubuntu-one-files-with-ubuntu-one-encrypt-decrypt/

Pelo que vi aqui dá pra usar o ubuntu one com este encriptador que encripta tudo que vai enviar pra lá e decripta sem fazer isso na nuvem dando mais segurança

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2012, 13:57 »
se eu criar um backup da home, os programas q eu tenho instalados estão onde? vão estar no backup também?


Os aplicativos se encontram todos na raiz do sistema (/), podendo estar em /usr ou /opt.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Akiyama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2012, 15:00 »
Sérgio, se eu simplesmente configurar estas pastas, os programas estarão nos menus depois? estarão "instalados"?
Ou preciso fazer algo mais?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Configurar UbuntuOne pra backup
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2012, 15:09 »
Sérgio, se eu simplesmente configurar estas pastas, os programas estarão nos menus depois? estarão "instalados"?
Ou preciso fazer algo mais?


Vc quis dizer as pastas /usr e /opt? Cara, vc não mexe nessas pastas, pelo o que estou vendo vc quer fazer muita coisa na mão no Ubuntu, e as coisas não funcionam assim. A sincronização dos programas vc fará por meio da Central de Programas, e a configuração de cada aplicativo vc fará por meio do Ubuntu One. Vc deu Ctrl+H lá na sua pasta pessoal para ver o que há nela?

Vc já entrou na Central de Programas para ver o recurso que ela dispõe? Não dá para dar muito suporte se vc não verificar como as coisas funcionam aí.

Acho que vc está querendo complicar muito. Os processos de instalação e configuração do seu sistema não são tão comuns de se fazer, provável que vc faça uma ou outra vez. Não vejo necessidade de se utilizar recursos de sincronização para isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !