Autor Tópico: Como realizar corretamente uma instalação mínima do Ubuntu?  (Lida 1614 vezes)

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Como realizar corretamente uma instalação mínima do Ubuntu?
« Online: 19 de Novembro de 2012, 02:01 »
Olá!

Eu gostaria de fazer uma instalação mínima do Ubuntu no meu computador, como eu fazia com o Debian Netinst, mas no site do Ubuntu não tem mais a ISO denominada "alternate". Encontrei por lá as ISOs "mini" e "server", inclusive, tentei instalar a mini na esperança de que ela não possuísse interface gráfica nem pacotes extras, me permitindo um maior controle sobre a organização do sistema e redução no consumo de recursos, mas após 6 horas de downloads de pacotes, me deparei com um Ubuntu exatamente igual ao que eu poderia ter instalado em aproximadamente 30 minutos pela ISO completa que possuo kk.

Após pesquisar mais, descobri que bastava eu ter selecionado a opção "ubuntu-server" ao invés de "ubuntu-desktop" durante a instalação para obter o resultado esperado, no entanto, estou em dúvida se esse é realmente o método correto de fazer isso e se é viável. O problema é que meu Ubuntu 12.10 x64, em uma instalação padrão de live cd, com todas as atualizações e drivers corretos. está chegando a consumir 1.5 GB de RAM rodando apenas o Google Chrome. Acredito que isso seja devido ao grande número de pacotes que o acompanham por padrão e nem sempre são necessários para todos os usuários.

Seria realmente viável realizar essa 'instalação limpa"? se sim, qual é a forma mais correta de se fazer?


Desde já, obrigado à todos.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 02:03 por jonasvinicios »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como realizar corretamente uma instalação mínima do Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2012, 12:26 »
Remova o que está em execução mas você não usa, ou troque por equivalentes mais leves.

Obs: dependendo das páginas (numero e conteúdo), 1.5 GB não é muito.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como realizar corretamente uma instalação mínima do Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2012, 15:05 »
-se vc deseja "economizar" memoria/ram instale distros mais leves como o Xubuntu e Lubuntu

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Como realizar corretamente uma instalação mínima do Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2012, 16:16 »
Sim, mas eu gosto muito do Unity. Consegui uma considerável melhoria no consumo de RAM e velocidade de inicialização desativando aplicativos de sessão desnecessários.

Para tal, no Ubuntu 12.10, precisei utilizar dois comandos para que os aplicativos fossem exibidos na lista do gestor de "Aplicativos de Sessão":
Código: [Selecionar]
$ cd /etc/xdg/autostart/
# sudo sed --in-place 's/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g' *.desktop

Desativei os seguintes serviços que não utilizo:

  • Agente de chave SSH
  • Bate-papo
  • Compartilhamento de área de trabalho
  • Compartilhamento de arquivos pessoais
  • Gerenciador Bluetooth
  • Gwibber
  • Monitor de cópia de segurança
  • Orca screen reader
  • Ubuntu One