Autor Tópico: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu  (Lida 23850 vezes)

Offline HoleLove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Dúvidas e mais dúvidas.
    • Ver perfil
Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Online: 20 de Novembro de 2012, 11:11 »
Eu to instalando o UBuntu 12.10 agora,mas quando eu vou pra instalar fica dando o erro '' Nenhum sistema de arquivos raiz foi definido. POr favor,corrija essa situaçao a partir do menu de particionamento'' BOm,meu HD tem 500 GB e eu so tenho o ubuntu instalado no meu notebook ele esta so com duas partiçoes,uma do ubuntu com 500 gb e outra da memoria swap de 128 MB. O ponto de montagem do ubuntu ta como \home,ta tudo direitinho,mas quando eu clico em instalar agora aparece aquela mensagem '' Nenhum sistema de arquivos raiz foi definido. POr favor,corrija essa situaçao a partir do menu de particionamento'' Bom agora eu quero saber qual ponto de montagem eu escolho,bom como eu nao sei muita coisa de linux eu tenho medo de instalar alguma coisa errada e ai ter que ficar o dia inteiro instalando e instalando o sistema,entao me digam qual dos pontos de montagem eu escolho \,\boot,\temp etc,lembrando que eu sou usuario domestico,nao vou usar o sistema como servidor e meu pc tem 3 gb de ram e o tipo do disco e ext4
Don't cry because it's over, smile because it happened.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2012, 11:24 »
Eu to instalando o UBuntu 12.10 agora,mas quando eu vou pra instalar fica dando o erro '' Nenhum sistema de arquivos raiz foi definido. POr favor,corrija essa situaçao a partir do menu de particionamento'' BOm,meu HD tem 500 GB e eu so tenho o ubuntu instalado no meu notebook ele esta so com duas partiçoes,uma do ubuntu com 500 gb e outra da memoria swap de 128 MB. O ponto de montagem do ubuntu ta como \home,ta tudo direitinho,mas quando eu clico em instalar agora aparece aquela mensagem '' Nenhum sistema de arquivos raiz foi definido. POr favor,corrija essa situaçao a partir do menu de particionamento'' Bom agora eu quero saber qual ponto de montagem eu escolho,bom como eu nao sei muita coisa de linux eu tenho medo de instalar alguma coisa errada e ai ter que ficar o dia inteiro instalando e instalando o sistema,entao me digam qual dos pontos de montagem eu escolho \,\boot,\temp etc,lembrando que eu sou usuario domestico,nao vou usar o sistema como servidor e meu pc tem 3 gb de ram e o tipo do disco e ext4

pelo liveCD do Ubuntu que você está tentando instalar posta aqui o resultados dos comandos (pelo terminal):

sudo fdisk -l

sudo blkid


PS: O ponto de montagem para raiz é a barra /, mas você tem que definir qual a partição vai ter esse ponto de montagem (/dev/sda1, /dev/sda2, /dev/sda3.....)

Exemplo, um único HD que tem 3 partições para o Ubuntu e todas elas primárias e sem dual boot com outro SO:

raiz  -> ponto de montagem (/) -> partição (/dev/sda1) -> tipo de formatação (ext4)

home -> ponto de montagem (/home) -> partição (/dev/sda2) -> tipo de formatação (ext4)

swap -> ponto de montagem (swap) -> partição (dev/sda3) -> tipo de formatação (swap)


você não pode ter um sistema linux sem especificar a partição raiz e seu ponto de montagem (/), mas pode ter um sistema sem especificar a partição home e seu ponto de montagem (/home), pois fazendo isso com a home, o sistema entende que a home será dentro da partição raiz. Portanto se você afirma que só tem duas partições, então ao invés de escolher como ponto de montagem /home para a que não é a swap, deve é escolher como ponto de montagem /, mas atenção que se realmente você não separou uma partição para a home, fazendo isso vc vai apagar todo o conteúdo da partição, portanto faça um backup antes de seus dados importantes contidos na sua home (que deve estar dentro da partição raiz). Essa é a grande vantagem de ter uma partição exclusiva para a home (fora da raiz).
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 15:10 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2012, 12:14 »
[...]

swap -> ponto de montagem (swap) -> partição (dev/sda3) -> tipo de formatação (ext4)

[...]

A formatação na partição SWAP não é apenas em SWAP... ???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2012, 12:56 »
[...]

swap -> ponto de montagem (swap) -> partição (dev/sda3) -> tipo de formatação (ext4)

[...]

A formatação na partição SWAP não é apenas em SWAP... ???

Não é obrigatório ter espaço para swap. Eu tenho 4gb de ram e não uso swap.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2012, 15:12 »
[...]

swap -> ponto de montagem (swap) -> partição (dev/sda3) -> tipo de formatação (ext4)

[...]

A formatação na partição SWAP não é apenas em SWAP... ???

OOPs, é sim!

É que o copiar e colar (para economizar tempo e digitação), para as outras opções, deveria ter parado um nível acima, kkkkk.

Esse pessoal não deixa escapar nada hein, hehehe.


PS: corrigido no texto original.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2012, 15:17 »


Não é obrigatório ter espaço para swap. Eu tenho 4gb de ram e não uso swap.

Esse é um assunto bem discutível, manter ou não uma partição swap porque alguns argumentam que certos aplicativos procuram por ela, mesmo você tendo muita memória ram. O que é certo mesmo é que quanto maior sua ram, menor deve ser a swap. Acho que o máxmo de 1GB para quem tem 2GB de ram está bom. Quem tem acima disso creio que deve usar de 1Gb para baixo disso.

Aqui já passei um bom tempo observando no conky zero de uso de swap, mas algum programa que não lembro qual, mesmo tendo muita ram livre usava um pouco de swap. Então, pelo sim, pelo não, deixo um pouco de espaço no HD para ela.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 15:19 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

clodoaldops

  • Visitante
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2012, 17:20 »
"Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivo."
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

-eu crio no mínimo 4 partições:
sda1...ext4.../...ubuntu-lts
sda2...ext4.../home...ubuntu-lts
sda3...swap
sda4...ext4.../... testar outra distro

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual ponto de montangem eu escolho na instalaçao do UBuntu
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2012, 17:50 »
[...]

-eu crio no mínimo 4 partições:
sda1...ext4.../...ubuntu-lts
sda2...ext4.../home...ubuntu-lts
sda3...swap
sda4...ext4.../... testar outra distro

+1
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz